Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Atualidade / Arquivo

37 feridos nas largadas de touros em Pamplona (vídeo)

  • 333

As oito largadas de touros da edição deste ano das festas de San Fermín, em Pamplona, Espanha, provocaram 37 feridos, entre os quais 11 estrangeiros. (Veja vídeo SIC)

As oito largadas de touros da edição deste ano das festas de San Fermín, em Pamplona, provocaram no total 37 feridos, anunciou hoje o governo regional de Navarra (norte de Espanha).   Entre os feridos figuram 11 estrangeiros: quatro britânicos, dois irlandeses, um norte-americano, um canadiano, um australiano, um neo-zelandês e um israelita, segundo os dados das autoridades de Navarra.     A última largada, realizada hoje, deixou 11 feridos, quatro com cornadas e dois em estado grave, indicaram as autoridades regionais.      A oitava e última largada foi descrita pelos especialistas como perigosa e relativamente longa. Dois dos seis touros mostraram-se particularmente ativos na perseguição aos que se aventuraram a correr à frente da manada.

Australiano com tripla fratura das vértebras lombares 

O ferido mais grave da edição de 2010 das festas de Pamplona foi um australiano de 18 anos, magoado logo no primeiro dia, a 07 de julho, com uma tripla fratura das vértebras lombares.     As largadas começam às 08:00 locais, num percurso de 846 metros nas ruas do centro histórico da capital de Navarra e desde 1911 fizeram 15 mortos, o último dos quais em 2009.     Todos os anos, as festas de Pamplona atraem milhares de turistas estrangeiros, depois de terem sido celebrizadas pelo escritor norte-americano Ernest Hemingway.