Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

30 mil no Festival do Pénis

Pessoas de todo o mundo estiveram esta semana em Kawasaki para celebrar a fertilidade e pedir protecção contra doenças sexualmente transmissíveis. O rei da festa foi um pénis gigante, feito de madeira. (Veja o vídeo no final do texto)

Todos os anos um gigante pénis de madeira é o grande protagonista de uma festa que reúne milhares de pessoas em Kawasaki, no Japão. Celebrar a fertilidade e pedir protecção contra as doenças sexualmente transmissíveis são os grandes objectivos daquele que é já conhecido como o "Festival do Pénis".

A festa data de um ritual com mais de 300 anos, quando as prostituas se reuniam para pedir protecção contra doenças como a sífilis. Hoje em dia, são mais de 30 mil os foliões que se juntam para acompanhar o percurso do grande pénis de madeira. A escultura, com cerca de 280 quilos, é transportada em ombros até ao túmulo da Tagata Shinto, que fica no templo da deusa Takeinadane-mikoto, deusa da fertilidade.

"Geralmente, os festivais japoneses não estão muito acessíveis aos estrangeiros mas este é diferente", explica a organização do evento. "Aqui participam pessoas de todas as nacionalidades". E se em dias de festa a comida é sempre essencial, em Kawasaki os pormenores gastronómicos não são deixados ao acaso. Entre os vários alimentos com formato de órgãos sexuais servidos durante a festa, os mais procurados são as salsichas enroladas em pão, que simboliza a vagina.