Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

25 de Abril: Conferência dos três embaixadores em Paris

Seixas da Costa, António Carrilho e Ferro Rodrigues são anunciados na Casa de Portugal, em Paris, numa conferência conjunta sobre a Revolução dos Cravos.

Daniel Ribeiro, correspondente em Paris (www.expresso.pt)

A conferência-debate, agendada para o próximo sábado, 24 de Abril, denominada regards croisés (olhares cruzados), terá os três embaixadores como oradores especiais e destina-se, segundo o texto do convite, a "trocar ideias sobre os efeitos do 25 de Abril, 36 anos depois".

Os três chefes das missões diplomáticas portuguesas em Paris, todos socialistas e ex-membros do Governo português, são Francisco Seixas da Costa (embaixador bilateral), Manuel Maria Carrilho (embaixador junto da UNESCO) e Eduardo Ferro Rodrigues (embaixador junto da OCDE).

Os debates em França sobre o 25 de Abril provocam habitualmente confrontos de ideias muito animados e controversos, pelo que a "Conferência dos Três Embaixadores", como está a ser anunciada por Manuel Rei Vilar, director da Casa de Portugal, está já a criar grande expectativa numa parte da comunidade portuguesa de Paris.

Para participarem na conferência-debate foram convidados os residentes da Casa de Portugal (localizada na cidade universitária de Paris) e representantes das associações e da vida cultural e política portuguesa na capital francesa.