15
Página Inicial   >  Multimédia  >  Infografia  >   A 'Sagres' como nunca a viu

A 'Sagres' como nunca a viu

No ano em que a 'Sagres' cumpre 50 anos ao serviço de Portugal e 75 anos desde de que foi lançada à água, o Expresso convida-o para uma visita a zonas do navio-escola da Marinha cujo acesso está vedado ao grande público. Quarta e quinta-feira (31 de outubro e 1 de novembro), o navio estará de portas abertas no cais do Jardim do Tabaco, em Lisboa.
|

Opinião


Multimédia

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 

Crumble. A sobremesa mais fácil do mundo

Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida, especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 15 Comentar
ordenar por:
mais votados
Levem lá o bispo Torgal
para um mergulho em águas limpas!
Só para arquivo...
Por isso em mais de um ano deste governo , nada foi feito para combater :

- As cerca de 14 mil entidades que dependem do orçamento , fundações , institutos , empresas municipais , observatórios , associações , etc ...
 
- As PPPs e os custos escandalosos para o Estado a pagar taxas de juro de 15 e 20%

- As escandalosas rendas da energia da EDP e de outras empresas no sector

- Os benefícios fiscais das fundações que este ano representam 800 milhões de euros.

- Os benefícios fiscais das grandes empresaas que este ano representam cerca de 1200 milhões de euros.

- O nº de autarquias que devia ser reduzido para metade e mesmo para um terço e este governo nada faz.

- Para já não falar da historia do BPN que custará ao Estado 5 ou 6 mil milhões e do BPP , mais 250 milhões.

Mas é claro o governo nisto não toca , porque não pode tocar nos seus amiguinhos , mais facil é tocar naquela abstração distante chamada povo.

ó resistente,nem nadar sabes!
...
Adorei ... já que não dá para ver ao vivo ... excelente exposição que nos embarca numa aventura de viagens pelo mar e pelo tempo intemporal ...

Um símbolo da Marinha que tem dignificado o Nosso país pelo leme do Mundo... Gosto da frase com uma mensagem carregada "Pátria Honrae que a Pátria vos contempla" ...e excelso a figura da Proa ...
Motor a Diesel?
Só possível na elite dos pasquins.
Saudades
Fiz 2 viagens no NE Sagres enquanto Cadete da Armada: em 1989 e 1990, também na Tall Ships Race na Bélgica - Holanda - Alemanha.

Que saudades... :')
Re: Saudades
Re: Saudades
Re: Saudades
...
Saudades da vida militar. E do tempo em que pra dizer algo a outro era cara a cara e não escondido atrás de um teclado.
Re: ...
Erros no mapa da 1a viagem de circumnavegação
Erros no mapa da 1a viagem de circumnavegação: escala depois de Acapulco foi Ensenada, não Manzanillo.
Balboa no Panamá não foi escala.
Sei q que difo pois estive no cesto da gávea durante toda a travessia do canal do Panamá, das 8 da mnahã às 7 da tarde, o momento em que um grande veleiro português entrou no maior oceano do mundo a partir do Atlãntico.

Sei que digo pois estive no cesto da gávea durante
Este não é o primeiro Navio Escola Sagres
Uma pequena chamada de atenção, este é de facto o terceiro navio com esta denominação. O primeiro data de 1858 e navegou principalmente as águas do Rio Douro e o segundo foi originalmente usado como Navio de Escola da Alemanha, capturado pelos Americanos na Segunda Grande Guerra e vendido ao Brasil, também como Navio Escola, sendo depois adquirido por Portugal. De facto este é a terceira embarcação, mais conhecida por Sagres III.
O SAGRES
Correccao. O Nome do navio e' SAGRES e nao A SAGRES. Por consequencia e por nao ser UMA PRANCHA mas sim UM NAVIO.
Diz-se O SAGRES ou O NAVIO ESCOLA SAGRES.
Nao tem de que. Mas esperava-se um melhor nivel de portugues num jornal... Estejam atentos.
Comentários 15 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub