17/05/2012 atualizado às 0:47
Página Inicial » Life & Style » Comportamento » A primeira vez

A primeira vez

É um ritual iniciático que fica para sempre. Homens e mulheres de três gerações partilham a sua primeira vez. O que mudou - se é que algo?

Katya Delimbeuf (www.expresso.pt)
14:59 Sábado, 12 de setembro de 2009
Isabel Manata, 41 anos, divorciada, mãe de uma menina. A primeira vez foi perfeita, aos 16 anos
Isabel Manata, 41 anos, divorciada, mãe de uma menina. A primeira vez foi perfeita, aos 16 anos
Tiago Miranda

Nem é preciso explicar. Quando falamos da "primeira vez", falamos da nossa primeira experiência sexual, da perda de virgindade. Mais do que um acto físico, este é um acto simbólico, que marca a passagem para a idade adulta. Ritual iniciático que ainda hoje muitas tribos assinalam com a pompa e circunstância que a aceleração e o consumo da nossa sociedade ocidental retiraram ao evento...

Se do primeiro amor se diz que nunca se esquece, o mesmo sucede com a nossa primeira vez. Boa ou má, é sempre marcante - à semelhança da ideia de que não há segunda oportunidade para criar uma boa primeira impressão.

Falar da "primeira vez" não é apenas falar de sexo - é falar de intimidade. Ouvimos pessoas de várias gerações para perceber como evoluíu este ritual. Procurando obter um retrato-tipo de uma família, quisemos conversar com "um avô, um pai e um filho". Escolhemos um homem e uma mulher para cada idade: 80, 40 e 20 anos. Surpreendemo-nos com a abertura dos "avós" e com o "tradicionalismo" dos netos. Dos jovens com quem falámos, a média de idades da iniciação mantinha-se nuns surpreendentes 18 anos - mais tarde que a geração dos seus "pais" - e num dos casos, para esperar pela namorada.

Dos avós, que se iniciavam geralmente com prostitutas, levados pela mão do pai; das avós, que iam virgens para o casamento, sob pena de serem 'devolvidas', para quem o sexo não tinha que dar prazer, era um dever conjugal. Das amantes, que eram permitidas, embora não abertamente, enquanto as legítimas se confortavam, repetindo em voz alta "É de mim que ele gosta".

E que dizer dos actuais "leilões de virgindade", que se multiplicaram como um autêntico rastilho? O que leva uma norte-americana de 22 anos como Natalie Dylan a leiloar a sua virgindade - e mais de dez mil homens a responderem ao pedido, com licitações de 2,6 milhões de euros? O que leva um homem a (ainda) querer uma virgem? O que leva um Clube das Virgens a ser criado em Portugal no ano de 2009 por uma jovem de 26 anos? Só pode ser porque a tradição ainda é o que era - e a primeira vez continuar a ser importante.


Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Era uma vez a Primeira Vez
Miranda07 (seguir utilizador), 4 pontos (Bem Escrito), 15:34 | Sábado, 12 de setembro de 2009
Simular um estudo de rituais sobre a primeira relação sexual das pessoas deste modo não me parece ser mais do que uma estratégia de voyeurismo. Em primeiro lugar, porque as pessoas entrevistadas dificilmente dirão toda a verdade, ou a verdade toda. E ainda bem. Depois, porque a pergunta não faz sentido nenhum. É que, como diz a canção do outro, "primeira vez" é sempre que alguém quiser. E a mitificação não ajuda, em meu entender, a coisa nenhuma. Pelo contrário, tentar implantar na consciência colectiva a ideia de que não há mais diferença entre ser e não ser, virgem quero eu dizer, é algo que, quanto a mim, ronda na periferia da perversidade. Por duas razões: em primeiro lugar, porque a virgindade no sentido autêntico da palavra é, antes e acima de tudo, um estado de espírito, uma condição da alma tanto como do corpo; depois, porque a simulação só pode ser um mau negócio. Ou seja, uma jovem que oferece no EBay (ou lá onde era) a sua virgindade a quem mais pagar já deixou de ser virgem há muito tempo, por mais inteira que a parte do seu corpo em causa ainda possa estar. Eu penso mesmo que ela deixou de o ser no momento, senão antes mesmo, em que teve a ideia e sobre ela começou a actuar. Finalmente, ficaria muito triste com saber que um texto assim vai levar pessoas, rapazes ou raparigas, a pensar que "está na hora". É que se a hora só está porque vem nos jornais e a moda parece ter pegado, essa não é hora nenhuma para ninguém: é apenas perpetuação de clichés ou auto-engano.
 
 Regras da comunidade
    Re: Era uma vez a Primeira Vez    Ver comentário
Bruno 79 (seguir utilizador), 1 ponto , 17:02 | Sábado, 12 de setembro de 2009
    Re: Era uma vez a Primeira Vez    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 18:11 | Sábado, 12 de setembro de 2009
    Re: Era uma vez a Primeira Vez    Ver comentário
Bruno 79 (seguir utilizador), 1 ponto , 12:26 | Domingo, 13 de setembro de 2009
    Re: Era uma vez a Primeira Vez    Ver comentário
ze_papalvo (seguir utilizador), 1 ponto , 23:58 | Sábado, 12 de setembro de 2009
    Re: Era uma vez a Primeira Vez    Ver comentário
Bruno 79 (seguir utilizador), 1 ponto , 12:37 | Domingo, 13 de setembro de 2009
    Re: Era uma vez a Primeira Vez    Ver comentário
ze_papalvo (seguir utilizador), 1 ponto , 16:19 | Domingo, 13 de setembro de 2009
Pergunta que os Portugueses...
Brilhantina (seguir utilizador), 2 pontos , 16:43 | Sábado, 12 de setembro de 2009
Pergunta que muitos Portugueses não sabem responder porque são pessoas muito esquecidas e como tal, preferem falar de '' A ultima vez'' ou esperar pelo o consumar '' A ultima vez'' para dizerem algo depois.... ''Um momento se faz favor, vou ali já venho e logo lhe respondo''.
Só o esquecimento justifica a razão de os Portugueses não terem quase nada a dizer sobre a '' primeira vez'' , a ''Segunda vez'' a Terceira vez'', e falam muito vagamente, mas com um pouco mais, quase nada, de conteúdo da ''Ultima vez''.
Quando se força para que tenham de facto algo a dizer porque é para uma sondagem muito importante, vem sempre a resposta, '' espere um pouquito, vou ali e já venho e respondo-lhe de imediato''.
Por vezes, encontro nas palavras que acabei de citar, e não no masoquismo, a razão de alguns muitos Portugueses quererem tentar uma '' terceira vez'', com a mesma pessoa, pensando que irão fazê-lo pela ''primeira vez'' quando as experiências que tiveram das ''duas primeiras'' foram desastrosas...
Os factos falam por si, um exemplo gritante do que acabei de dizer é do pessoal que quer ver MFL no governo pela terceira vez... quando as duas primeiras foram desastrosas... fugiram com as calças na mão...
O esquecimento leva a estas coisas... sorridente e mobilizado para ser entalado(F) a pensar que será ''A primeira vez''.
 
 Regras da comunidade
Profundamente marcante...
dedalo11 (seguir utilizador), 2 pontos , 18:14 | Sábado, 12 de setembro de 2009
As reportagens foram feitas para isso mesmo: contar histórias. Neste caso visitar a intimidade das pessoas é interessante sobretudo porque um mundo de tradições, hábitos, rituais, foram sendo alterados pelo tempo e, por vezes, de forma quase drástica. É bem possível que hoje a primeira vez seja como a última e vice-versa. Mas tempos houve em que o amor era um verdadeito altar da vida e em que o sexo era a consumação desse amor. Ou seja, tempos houve em que amar pela primeira vez com o corpo era o êxtase total. Aliás, tempos houve e não foi assim hà muito tempo, em que um beijo provocava mais adrenalina, do que hoje uma noite inteira de sexo. O prazer maior é o do que é proibido. E há emoções que, positivamente, só podem ser sentidas uma vez na vida, desde o primeiro dia de escola ao primeiro beijo, do primeiro dia da Faculdade ao primeito dia de amor. E aqui, nada é relativo. os homens, na generalidade - e falo contra mim - têm maior dificuldade em assumir essas vivências enquanto que as mulheres são mais fáceis de as dizer, e por vezes até hão-de exagerar um pouco. Mas nada como a prmeira vez. Seja no que for. Inesquecível podem ser as pessoas mas os actos que com elas praticámos nunca o serão,,,
 
 Regras da comunidade
E aquela ...ohhh aukistuxego
Brilhantina (seguir utilizador), 2 pontos , 19:23 | Sábado, 12 de setembro de 2009
Da mulher que ia todos os dias visitar o marido ao hospital pavilhão de queimados.... onde estava internado e todo enroladinho em gaze porque estava ''QUASE'' todo queimadinho... Mal se viam os olhos... A benegada esposa passava as tardes fechadinha lá no quarto do hospital a puxar pelo ânimo e não só do marido que era uma coisa por demais...
Um dia, quando a visita terminou e ela se retirava, no corredor, informaram-lhe que o marido tinha desde o dia anterior trocado de quarto...
 
 Regras da comunidade
Qual primeira?
c_duarte (seguir utilizador), 1 ponto , 15:38 | Sábado, 12 de setembro de 2009
Para mim a ultima (ontem) foi a melhor de todas, até à próxima, que por certo vai ser ainda hoje.
 
 Regras da comunidade
    Re: Qual primeira?    Ver comentário
mrrcabral (seguir utilizador), 1 ponto , 15:55 | Sábado, 12 de setembro de 2009
    Tem toda a razão    Ver comentário
c_duarte (seguir utilizador), 1 ponto , 16:08 | Sábado, 12 de setembro de 2009
    Re: Tem toda a razão    Ver comentário
mrrcabral (seguir utilizador), 1 ponto , 16:23 | Sábado, 12 de setembro de 2009
    AHAHAHAH    Ver comentário
c_duarte (seguir utilizador), 1 ponto , 16:33 | Sábado, 12 de setembro de 2009
    Re: AHAHAHAH    Ver comentário
mrrcabral (seguir utilizador), 1 ponto , 16:36 | Sábado, 12 de setembro de 2009
    Amigo    Ver comentário
c_duarte (seguir utilizador), 1 ponto , 16:43 | Sábado, 12 de setembro de 2009
    Re: Amigo    Ver comentário
mrrcabral (seguir utilizador), 1 ponto , 16:50 | Sábado, 12 de setembro de 2009
    OK, OK!    Ver comentário
c_duarte (seguir utilizador), 1 ponto , 17:02 | Sábado, 12 de setembro de 2009
    Re: OK, OK!    Ver comentário
ze_papalvo (seguir utilizador), 1 ponto , 3:38 | Domingo, 13 de setembro de 2009
    Claro que sim    Ver comentário
c_duarte (seguir utilizador), 1 ponto , 10:14 | Domingo, 13 de setembro de 2009
    Re: Qual primeira?    Ver comentário
cevaso4444 (seguir utilizador), 1 ponto , 16:12 | Sábado, 12 de setembro de 2009
    Caramba!    Ver comentário
c_duarte (seguir utilizador), 1 ponto , 16:27 | Sábado, 12 de setembro de 2009
    Re: Caramba!    Ver comentário
mrrcabral (seguir utilizador), 1 ponto , 16:38 | Sábado, 12 de setembro de 2009
    Veja lá    Ver comentário
c_duarte (seguir utilizador), 1 ponto , 17:07 | Sábado, 12 de setembro de 2009
    Re: Qual primeira?    Ver comentário
roze (seguir utilizador), 1 ponto , 23:03 | Sábado, 12 de setembro de 2009
A primeira, verdadeiramente.
Utente (seguir utilizador), 1 ponto , 16:40 | Sábado, 12 de setembro de 2009
Primeira não é qualquer uma que precedeu as demais.Primeira, verdadeiramente, é a que sela o propósito de uma intimidade para toda a vida.
 
 Regras da comunidade
Como será a primeira vez na Casa Pia?...
odagrom (seguir utilizador), 1 ponto , 16:53 | Sábado, 12 de setembro de 2009
Deviam incluir na reportagem algum ex-aluno da Casa Pia. Se calhar as primeiras vezes deles nao diferem muito umas das outras desde ha 50 anos, so se for nos intervenientes. A qualidade das reportagens no Expresso esta a melhorar a olhos vistos, ja estao quase tao boas como as do Correio da Manha. Parabens!
 
 Regras da comunidade
Não tarda
beliço (seguir utilizador), 1 ponto , 17:21 | Sábado, 12 de setembro de 2009
muito, estará aqui o Diácono Remédios, a criticar, ou algum tarado a desfrutar a notícia, ou, o que será pior, a perscrutar alguma mensagem subliminar.....
 
 Regras da comunidade
E mais uma vez
c_duarte (seguir utilizador), 1 ponto , 17:34 | Sábado, 12 de setembro de 2009
Os homens ficam a perder, qualquer cirurgião plástico faz a reconstituição do imen, ou seja se não tivermos em conta o lado espiritual e emocional da coisa, uma mulher pode sempre virar "virgem".
Mas há um outro aspecto a ter em conta quando se fala só do aspecto fisico, a pratica de certas actividades, nomeadamente desportivas, (balet, ginástica, etc) podem levar a mulher a sofrer a rotura do imen, será que deixam de ser virgens?
 
 Regras da comunidade
    Re: E mais uma vez    Ver comentário
Candelaria (seguir utilizador), 1 ponto , 1:09 | Domingo, 13 de setembro de 2009
    Ora aí está    Ver comentário
c_duarte (seguir utilizador), 1 ponto , 10:03 | Domingo, 13 de setembro de 2009
Os homens gostam de sexo. As mulheres são viciadas
Xico Taxista (seguir utilizador), 1 ponto , 18:34 | Sábado, 12 de setembro de 2009

É a conclusão a que chego, dado que a comunicação social foi "tomada de assalto" por mulheres a falar de sexo!

É a Cidália Dias com o seu "O sexo e a Cidália".
Foi a Marta Crawford com o "ABSexo"
Agora Katya Delimbeuf a perguntar quando/como foi a "primeira vez" dos outros !
 
Que se passa com vocês mulheres?

Já não vão à "inspecção" há muito tempo?

 
 Regras da comunidade
Certo dia cheguei atrasado ao meu emprego
aukistuxego (seguir utilizador), 1 ponto , 18:34 | Sábado, 12 de setembro de 2009
duas horas e o meu patrão furioso, disse-me que esperava que eu tivesse uma boa desculpa. Eu disse-lhe que sim que tinha. E disse-lhe que ia ser pai. O patrão perguntou-me se era mesmo nesse dia. Ao que eu lhe respondi que era só daí a nove meses...
 
 Regras da comunidade
Uma primeira vez...
aukistuxego (seguir utilizador), 1 ponto , 18:45 | Sábado, 12 de setembro de 2009
Certo dia eu estava muito excitado e queria fazer amor com uma minha amiga, mas ela não queria. Comecei a apalpá-la, a beijá-la ela não cedia. Então disse-lhe para me deixar meter o dedo para ela gozar também. Ela disse-me que sim mas para eu ter cuidado, porque queria ir virgem para a noite do casamento. No meio da excitação ela diz-me que a estou a aleijar com o anel, ao que eu lhe respondi que não era o anel era o relógio de pulso.
Nota: è melhor ficar por aqui senão....
 
 Regras da comunidade
    Era à prova de água?    Ver comentário
ze_papalvo (seguir utilizador), 1 ponto , 19:44 | Sábado, 12 de setembro de 2009
    Incluindo o cinto...    Ver comentário
Brilhantina (seguir utilizador), 2 pontos , 20:15 | Sábado, 12 de setembro de 2009
    Re: Incluindo o cinto...    Ver comentário
ze_papalvo (seguir utilizador), 1 ponto , 23:18 | Sábado, 12 de setembro de 2009
    O relógio era WR 50 metros...    Ver comentário
aukistuxego (seguir utilizador), 1 ponto , 20:36 | Sábado, 12 de setembro de 2009
    Áhh, então foi em ti que o Tarantino se inspirou…    Ver comentário
kcorreia (seguir utilizador), 1 ponto , 22:42 | Sábado, 12 de setembro de 2009
    Re: Áhh, então foi em ti que o Tarantino se inspir    Ver comentário
multy points (seguir utilizador), 1 ponto , 23:27 | Sábado, 12 de setembro de 2009
    Sou o armazém oficial da Omega...    Ver comentário
kcorreia (seguir utilizador), 1 ponto , 14:27 | Domingo, 13 de setembro de 2009
    da omega ou do BIG BEN??    Ver comentário
SS THVNDER (seguir utilizador), 1 ponto , 15:24 | Domingo, 13 de setembro de 2009
    Da Sagrada Família.    Ver comentário
kcorreia (seguir utilizador), 1 ponto , 16:23 | Domingo, 13 de setembro de 2009
    E o que tu dizes é muito menos importante do    Ver comentário
aukistuxego (seguir utilizador), 1 ponto , 1:07 | Domingo, 13 de setembro de 2009
    Re: E o que tu dizes é muito menos importante do    Ver comentário
ze_papalvo (seguir utilizador), 1 ponto , 3:05 | Domingo, 13 de setembro de 2009
    "reza o slogan"???Slogan não é Português!...    Ver comentário
kcorreia (seguir utilizador), 1 ponto , 14:34 | Domingo, 13 de setembro de 2009
    Re: Touché!    Ver comentário
ze_papalvo (seguir utilizador), 1 ponto , 16:33 | Domingo, 13 de setembro de 2009
    Maduros fora de prazo c/ conversas ridículas...    Ver comentário
kcorreia (seguir utilizador), 1 ponto , 14:28 | Domingo, 13 de setembro de 2009
    a primeira vez da kcorreia    Ver comentário
SS THVNDER (seguir utilizador), 1 ponto , 15:19 | Domingo, 13 de setembro de 2009
    Cá está a foca amestrada...    Ver comentário
kcorreia (seguir utilizador), 1 ponto , 16:28 | Domingo, 13 de setembro de 2009
    Re: Cá está a foca amestrada...    Ver comentário
ze_papalvo (seguir utilizador), 1 ponto , 0:09 | Terça feira, 15 de setembro de 2009
PRIMEIRO
Ci (seguir utilizador), 1 ponto , 19:32 | Sábado, 12 de setembro de 2009
"Primeiro" continua a ser um numeral ordinal, ou seja, é o
que não tem outro antes de si. Só pelo facto de gozar desta particularidade, não quer dizer que seja o máximo, nem o mínimo, muito menos, necessariamente, o ordinário (no sentido de vulgar).
Registo na memória, creio que deixa. Perfume de sublime, poucas vezes. Saudade, muitas vezes. Desencanto, outras tantas e, cada vez mais, banalidade consumada.
Não me faz mossa que considerem esta simples reflexão antiquada e pouco profunda, pois confesso que gostava que um cheirinho a romantismo pairasse sobre a primeira vez.
 
 Regras da comunidade
    Re: PRIMEIRO    Ver comentário
ze_papalvo (seguir utilizador), 2 pontos , 23:41 | Sábado, 12 de setembro de 2009
    Re: PRIMEIRO    Ver comentário
Ci (seguir utilizador), 1 ponto , 23:03 | Domingo, 13 de setembro de 2009
    Re: PRIMEIRO    Ver comentário
ze_papalvo (seguir utilizador), 1 ponto , 23:41 | Domingo, 13 de setembro de 2009
Agora vou falar a sério...
aukistuxego (seguir utilizador), 1 ponto , 1:15 | Domingo, 13 de setembro de 2009
A minha primeira vez foi no Bairro Alto, onde fui sózinho a uma casa de prostitutas, quando antes do 25 de Abril a prostituição era legal e paguei dez escudos. Acrescento que sou contra a legalização da prostituição. Passado algum tempo, tive uma namorada e a primeira vez que tive relações com ela, no inicio do acto ela teria levado um pequeno frasco com tinta e colocou tinta vermelha debaixo dela, para me convencer que tinha sido eu a primeira pessoa a estar com ela..E esta hem?...Isto é verdade não é anedota...
 
 Regras da comunidade
    Re: Que grande bronca...    Ver comentário
ze_papalvo (seguir utilizador), 1 ponto , 23:47 | Domingo, 13 de setembro de 2009
    A prostituição é legal    Ver comentário
NãoHáInocentes (seguir utilizador), 1 ponto , 0:57 | Segunda feira, 14 de setembro de 2009
Será que só comigo é que acontecem coisas
aukistuxego (seguir utilizador), 1 ponto , 17:46 | Domingo, 13 de setembro de 2009
estranhas, ou será por viver no país que vivo. Vou contar. Quando era jovem, respondi a um anúncio para uma empreza para a area da contabilidade. Fui admitido. Passados dias foi admitida uma jovem linda boazona. Eramos só os dois no escritório e às tantas ela começo a espremer-me as borbulhas da minha cara com tal carinho que eu comecei a avançar e rapidamente comecei a apalpar-lhe os belos seios e a beijá-la. Fomos algumas vezes lanchar e depois ia leva-la a casa. Uma das vezes um colega meu da escola chamou-me e disse-me para ter cuidado porque ela tinha tinha tido a sua primeira vez com um empresário que a levou para o Guincho. Aquilo deu bronca com a familia e o individuo dava-lhe uma mensalidade e prometeu arranjar-lhe um jnvem que tivesse relações com ela, para lhe arranjar um esquema no sentido de ele casar com ela. Isto segundo me disse o meu colega. Claro eu demiti-me e nunca mais apareci, mas com muita pena minha não provei a fruta que devia ser muito apetitosa...
 
 Regras da comunidade
    Re: Será que só comigo é que acontecem coisas    Ver comentário
ze_papalvo (seguir utilizador), 1 ponto , 0:09 | Segunda feira, 14 de setembro de 2009
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
Email
O Expresso no
PUB




Ir às compras melhora o humor, mas traz arrependimento
16:33 Segunda feira, 6 de junho de 2011, 2
Crianças crescem mais fracas e a culpa é do computador
17:42 Domingo, 5 de junho de 2011, 1
E o palhaço sou eu?
12:36 Sexta feira, 8 de abril de 2011, 1
Dormir para ficar mais bonito
17:08 Terça feira, 29 de março de 2011, 1
Mulheres criam associações anti-piropos
14:40 Terça feira, 29 de março de 2011, 3
Guerra dos sexos, parte II
11:51 Quinta feira, 24 de março de 2011,
"Skins": Sexo e drogas para menores de 18
12:29 Segunda feira, 7 de março de 2011, 4
O cheiro da fertilidade feminina
15:29 Quarta feira, 2 de março de 2011, 1
Procura um diretor de marketing?
8:41 Domingo, 13 de fevereiro de 2011, 1
Bissexualidade: gosto dela, gosto dele
16:30 Quarta feira, 2 de fevereiro de 2011, 53
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
IAB
Grupo ImpresaACAP