55
Anterior
Cimeira de Maputo inaugura sanções
Seguinte
Medicamentos terão provocado a morte de centenas de pessoas
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >   A primeira página do Expresso

Opinião


Multimédia

Lombinho de porco com broa e batata a murro

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Desaparecidos para sempre no Mar do Norte

O dia 15 de novembro já foi feriado, há 90 anos. A razão foi o desaparecimento de Sacadura Cabral algures no Mar do Norte. Depois de fazer mais de oito mil quilómetros de Lisboa ao Rio de Janeiro, o aviador pioneiro não conseguiu completar o voo entre a cidade holandesa de Amesterdão e a capital portuguesa. Ainda hoje, não se sabe o que aconteceu ao companheiro de Gago Coutinho e tio-avô de Paulo Portas, a quem o Expresso pediu um sms.

Os muros do mundo

Novembro relembrou-nos os muros que caem, mas também os que permanecem e os que se expandem. Berlim aproximou-se de si própria há 25 anos, mas há muros que continuam a desaproximar. Esta é a história de sete deles - diferentes, imprevisíveis, estranhos.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

O papa-medalhas que veio do espaço

O atleta português mais medalhado de sempre, Francisco Vicente, regressou dos campeonatos europeus de veteranos, na Turquia, com novas lembranças ao pescoço. Três de ouro e duas de prata para juntar à coleção. Tem 81 medalhas, uma por cada ano de vida.

Terror religioso está a aumentar

Relatório sobre a Liberdade Religiosa é divulgado esta terça-feira em todo o mundo. Dos 196 países analisados, só em 80 não há indícios de perseguições motivadas pela fé.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 


Comentários 55 Comentar
ordenar por:
mais votados
1ª página

Joana Vasconcelos: foto da Joana, cabeçalho e rodapé do Expresso, são só eles mais de 1/2 página... das notícias ditas de 1ª página.

Relvas quer: Relvas fica até querer e não até quando o adjunto Passos quiser. Está bem explicito no dizer de Passos à Comissão.
O vender da RTP não é uma missão, é uma obsessão, porque há muito prometida a espiões e aventalões, porque houve já recebimento de sinal por conta, de todos os que a Passos e Relvas propiciaram a ida ao pote.
Será mais uma privatização para ser investigada, como aquelas com que a laranjada tem beneficiado os seus comparsas.

Seguro: diz o óbvio acerca da troika e governo; tem razão em não fazer acordos de OE com esta tropa potencialmente corrupta.
Montenegro dos aventais não exclui mais impostos. Pode ser que seja ele o excluído... quando a malta se fartar.

Ministros cá dentro: Passos é uma abécula, um provinciano engravatado de Massamá, um demagogo do mais reles.
Nada como casa alugada ao mês, com piscina, no Algarve, como a maioria do povão, segundo dizia o bronco Botas.

Mendes Boy: Já trabalha há muito para o governo, poupando governantes, enquanto emissário do senhor Coimbra, um dos principais mentores das offshores do BPN/SLN. Quer o Ganda Nóia quer o Coimbra têm Relvas e Passos presos pelos teodósios pelas trafulhices em que mergulharam.

INTESTINO GROSSO LIGADO AO CÉREBRO
O galdo não tem o cérebro ligado...
Re: 1ª página
Re: 1ª página
Eu amo loucamente Judas.
Re: 1ª página
Re: 1ª página
Re: 1ª página
Parecem cordeiros a correr para o matadouro
"A troika e o governo estão de um lado e o PS do outro".

Cada vez mais desfazados da realidade , soluções está quieto.

Isto faz lembrar as intrigas palacianas , obsessões comezinhas que se vivia na corte de Luis XVI , enquanto à volta crescia um vulcão.

Alias , os últimos dias de Pompeia tambem se ajustariam bem , onde o poder se entretia com maquievelismos enquanto a ameaça crescia por baixo.
Re: Parecem cordeiros a correr para o matadouro
O QUE AFIRMO
Que afirmo é que a classe política é corrupta e tem de se tomar medidas drásticas, já não basta levá-los a tribunal porque a justiça está do mesmo lado, é preciso erradicá-los.
Teve o meu ponto................
Re: Teve o meu ponto................
Re: Teve o meu ponto................
Chegou o funcionário da...
... Setestrelas.
Re: Chegou o funcionário da...
Re: Chegou o funcionário da...
Re: Chegou o funcionário da...
Re: Chegou o funcionário da...
ue bruto
Re: Chegou o funcionário da...
Re: Chegou o funcionário da...
Re: Chegou o funcionário da...
Re: Chegou o funcionário da...
Re: Chegou o funcionário da...
O fim da ménage à trois
Cá está, afinal a coisa era uma pouca-vergonha a três (sem contar com o Portas) e, Seguro, como filho que qualquer mãe desejaria ter, recusa tal promiscuidade, tomando a decisão de sair de casa.

Todo o bom povo com forte formação moral republicana está com ele. E,, como se podia estar com Passos, um tipo foleiro que vive em Massamá – Há esperança que siga o exemplo do antecessor, na escolha de habitação digna – e que, como qualquer prostituta antipatriótica prefere a companhia de estrangeiros.

Sim, porque todos sabemos que Passos está com a Troika por dinheiro. Seguro, como “enganado” (ou cornudo, conforme vox populi), tem direitos. E vai exigi-los.

Refiro-me à pensão de alimentos

Uma alternativa sem alternativa: pensão de alimentos – Pois Seguro quer acabar com a situação de “teúda”, mas continuar com a de “manteúda”.

E assim acaba a análise da situação, em que me baseei no título, escusando-me a ter que gramar a entrevista, pois uma coisa é ser analista – coisa que o país está pejado – e outra, é ser analista-masoquista.
Relvas e a RTP
Claro que Relvas quer ficar até vender a RTP.

Nem é preciso puxar muito pelos neurónios para saber porquê. Já está a ser montado o tapete rolante que o levará directamente de ministro para a administração da empresa que sair da privatização.

Desemprego? Nã.... isso é para os pobretanas que não têm onde cair mortos. Como diria caco Antibes: tenho horror a pobre!!!
Teve o meu ponto..........
Re: Teve o meu ponto..........
Re: Relvas e a RTP
Re: Relvas e a RTP
Re: Relvas e a RTP
Toikos e Governo de 1 lado Ps do outro
DENTRO DO MESMO CARRO QUE NÃO PASSOU NA INSPECÇÃO
TRoikos e Governo de 1 lado Ps do outro DENTRO da mesma viatura já c/ 35 anos , q já só passa na inspecção c/ "algum $ por fora " :))!!
Teve o meu ponto............
Começa a não dar para comentar seja o que fôr
Só serve para adarmos entretidos e a manter a situação. O que é preciso é correr com os traidores liberaisultra ortodóxos, para aqueles que me acusam de lhes chamar "ultra liberais"...
quando faz é copy/paste o sorcunda só dá calinadas
Mordaquikesaileite
Segundo a Troika estamos cada vez mais credíveis
www.radiocomercial.iol.pt/destaques/body.aspx?id=4111
A mim nenhuma ditadura me obrigará a nada...
Os consumidores que não peçam facturas podem ser multados entre 75 e 2.000 euros. O alerta é dado pela DECO, que considera que se trata de uma medida de repressão.

O vice-presidente da DECO, Jorge Morgado, fala num trabalho que não compete ao consumidor: "A DECO sempre disse aos consumidores que deviam solicitar recibo, porque desta forma podem exigir os seus direitos. Mas daí a obrigarem os consumidores a serem fiscais e de poder haver a possibilidade de, conforme diz a lei, haver uma coima entre 75 e 2.000 euros por não pedir facturas, é um passo gigante".

Jorge Morgado considera que esta punição faz lembrar os tempos da ditadura: "Faz-nos lembrar o que acontecia antes do 25 de Abril, em que havia uns indivíduos que eram os fiscais dos isqueiros, que andavam pelos cinemas e pelos cafés a verificar se as pessoas acendiam o cigarro com isqueiro, para depois cá fora, na rua, verificarem se tinham licença de isqueiro".
O QUASIMODO ESCREVE MUITO BEM...COPY/PASTE
Mordaquikesaileite
A primeira página do Expresso
Sexta Feira foi lida a sentença do Freeport e seis anos depois, o mínimo que qualquer cidadão que paga impostos esperava é que o assunto chegasse ao fim. Qual não é o espanto, quando depois de ilibarem os dois Réus, viram as espingardas, ou antes nunca deixaram de as apontar para Sócrates, continuando com as suposições e indícios que em seis anos não tiveram tempo de averiguar e esclarecer. Se não é parece uma vingança contra quem ousou mexer em interesses instalados e acabar com as férias Judiciais. Como pode um cidadão acreditar na Justiça e na sua isenção, mas também na da Comunicação Social, quando se sabe que o BPN está a ser julgado e sobre o caso pouco ou nada se diz. Afinal quem incomoda mais os bolsos dos portugueses, o suborno se é que houve, que fez entrar dinheiro, ou o BPN que fez sair muito mais. Isto já não é um Pais a apodrecer, mas um País podre, cheio de ranço,bolorento e a cheirar a mofo. Era assim em 74 com o regime anterior é assim com este em 2012. Paira no ar o mesmo cheiro do fim do regime e até copiaram o anterior com a promoções às FA. A morte de Hermano Saraiva deixou o País mais pobre.

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/07/homenagem-jose-hermano-saraiva.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/07/lula-da-silva-entrevista-rtp2.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/07/d-januario-este-governo-e-corrupto.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/07/passos-portugal-no-bom-caminho.html

toni treme augurando a desgraça do seu dono
A primeira página do Expresso
A Troika e o governo estão a levar o País ao fundo e o povo à miséria. O PS cometeria um erro crasso, mas também uma traição aos ideais e ainda ao povo se alinhasse pelo mesmo diapasão. É o mais difícil, mas alguém tem de defender o povo ou pelo menos tentar. A politica seguida pela Troika e governo tem como objectivo principal a privatização das jóias da Coroa. Se o produto da venda dá para sete meses, é claro que não resolve coisa nenhuma e já foi assim noutros Países como a Argentina, Inglaterra com Margaret Thatcher, nos EUA com Bush e muitos outros. A teoria de Fredman está provado que leva os Países à ruína e os povos à miséria. A privatização da REN e EDP já fizeram soar o alarme, mas muitos mais esqueletos há para descobrir. Nem é necessário ser patriota, basta ser honesto para ser contra este estado de coisas. Todos os dias acontecem episódios que mostram o País a apodrecer. Já cheira a fim de regime. A Democracia está em perigo.

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/05/victor-gaspar-e-medina-carreira.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/04/destruicao-da-argentina-o-sonho-de-jose.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/07/argentina-memorias-do-saque.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/06/explicacao-da-crise-em-portugal.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/04/medina-carreira-privatizacoes.html

Curiosidades
Interessante o pequeno destaque dado ao que , tudo parece, ser a maior tentativa de corrupção do sistema judicial.

A quantidade e qualidade de peões movimentados, para formar uma cortina de fumo, que nos façam esquecer todos os pormenores do licenciamento da loja de calças de Alcochete.
Pareceres técnicos que mudam 180º de um dia para o outro, imposição aos serviços de aprovação antes da tomada de posse do novo governo, as histórias do Pinóquio, do Gordo e do Bernardo, os papéis anos em cima das secretárias, sem despacho, as pressões e proibições aos investigadores do ministério público, tudo elementos que nos levam a crer numa operação de encobrimento e sabotagem em larga escala.

Excelente guião para um filme de investigação policial,a que só faltam umas personagens femininas, sedutoras quanto baste......
Re: A primeira página do Expresso
A INVESTIGAÇÃO À CORRUPÇÃO CRIA MAL ESTAR...
BUNKER DA NATO EM OEIRAS VAI PARA ESPANHA...
RAMALHO EANES CONTRA PRIVATIZAÇÃO DA RTP.
JUÍZES ACREDITAM QUE HOUVE CORRUPÇÃO NO FREEPORT...
VÁ LÁ, A ISABEL DOS SANTOS NÃO COMPROU NADA ESTA SEMANA...
CONFESSO-ME FELIZ PORQUE O EXPRESSO NÃO ANUNCIAR O AUMENTO DO PREÇO DO TINTOL. COM PAULO PORTAS A VENDE-LO TODO AOS CHINESES, NÃO TARDA.
E NINGUÉM VAI PRESO NESTE PAÍS...!!!
Se está triste...
Re: Se está triste...
A preciosidade para o fim que se pretende...
Re: A preciosidade para o fim que se pretende...
Re: Se está triste...
Era uma vez...
Era uma vez um partido político que pediu ajuda internacional, porque o país estava na bancarrota.
Só que este partido demarcou-se da implementação das medidas, deixando que outros fizessem o "trabalho sujo",
para que assim, surgisse de cara lavada, perante os eleitores nas próximas eleições.
Re: Era uma vez...
Re: Era uma vez...
Comentários 55 Comentar

Últimas


Pub