Protagonistas

A lista dos finalistas

15 equipas. Estão encontrados os projetos que têm de convencer os investidores no dia 28 de junho.

A excelência dos projetos levou a organização a distinguir cinco equipas com menções honrosas. Assim, em vez de dez equipas a apresentarem os projetos junto de investidores, no dia 28 de junho, passam a ser 15 a terem a oportunidade de obter financiamento.

 

As dez equipas com melhor classificação (por ordem do número de equipa)


 

EMPREGO LÁ FORA :

Luis Faustino

Equipa 5 - Francisco Sousa tem uma empresa e dirige a Fundação Cascais, Maria Leão trabalha na área comercial, João Cabral é professor de educação física e Susana Mendes é especialista em marketing.

Projeto - Criar uma plataforma online para facilitar a vida a quem procura emprego em qualquer país de língua oficial portuguesa. Assume-se como o primeiro portal de emprego da Lusofonia, numa altura em que são cada vez mais os portugueses que procuram uma oportunidade fora de Portugal. Já têm site ativo.

 





RECOOPERA :

Luis Faustino

Equipa 11 - Paulo Dias é formado em Gestão de Recursos Humanos, Filipa Fortunato é uma arquiteta rendida ao mundo das emoções e Nuno Pedro é engenheiro civil.

Projeto - Querem fazer recolha diferenciada de lixo em bairros de lata, dando emprego a populações carenciadas e contribuindo para cidades mais limpas. Uma equipa dinâmica que começou por olhar para as principais cidades moçambicanas, mas já sonha também com o Quénia. A Recoopera inspirou-se num modelo de negócio brasileiro.

 






TIES4LIFE :

Luis Faustino

Equipa 20 - Sissi Franco é a nutricionista da equipa, Ana Patrícia Gonçalves é engenheira de sistemas, Sílvia Taveira de Almeida é economista e Vítor Martins é um engenheiro convertido ao coaching.

Projeto -Pretendiam apenas estreitar a relação entre nutricionistas e clientes, mas evoluíram para uma proposta de estilo de vida, com plano alimentar personalizado, acompanhamento por nutricionista, exercício físico, coaching e venda de alimentos pré-preparados e refeições prontas.

 







PORTUGAL INSPIRA :

Luis Faustino

Equipa 22 -Gonçalo Mora-Mestre trabalha no ramo automóvel, Daniela Brandão é diretora-financeira e Pedro Góis é um apaixonado pela Arte & Design.

Projeto - Ajudar a promover marcas nacionais através de uma rede de lojas virtuais, onde os fabricantes expõem os produtos e beneficiam da força de comunicação de uma rede. A equipa alimentou os bootcamps com alguns dos produtos portugueses em que acredita. Estão empenhados em aumentar a produção nacional e promover a marca Portugal lá fora.

 






LAURUS LIVING :

Luis Faustino

Equipa 23 -Beatriz Pinto é engenheira, Vasco Silva trabalha na banca, Bruno Silva tem experiência na área da saúde e bem-estar e Patrícia Vilaverde é arquiteta.

Projeto - Estão dispostos a mostrar aos estrangeiros que Portugal é o país ideal para passarem a reforma, não apenas para passar férias. Apostando num serviço premium, tratam de tudo o que é necessário para lhes facilitar a vida. Já garantiram parcerias com cinco concelhos e têm alguns potenciais clientes em vista.

 






THE VILLAGE INN :

Luis Faustino

Equipa 28 -Luís Correia é projetista de estruturas, Dalila Góis é médica, Cláudia Caeiro Silvano trabalha em produção cultural e Vítor Mah é arquiteto.

Projeto - Dinamizar a oferta turística através da reabilitação de imóveis no interior do país, em locais com riqueza e identidade cultural, ajudando a rentabilizar espaços desocupados com potencial de serem inseridos numa rede integrada de unidades hoteleiras. Os Village Inn tomaram muita atenção ao plano financeiro e testaram mais do que um modelo de negócio

 





PLAYLAB :

Luis Faustino

Equipa 41 - Maria João Baeta tem uma loja de brinquedos, Margarida Baptista e Pedro Barreira ainda não pararam de estudar e Mariana Costa e Silva é colecionadora de prémios de Design

Projeto -Apostam nos brinquedos com história e feitos com materiais recicláveis para ensinar as crianças enquanto brincam. Foram das equipas mais animadas e com melhores apresentações nos bootcamps e uma das primeiras a mostrar o que pretendiam fazer - o seu castelo de brincar tornou-se presença assídua

 





4PS :

Luis Faustino

Equipa 44 - Susana Andrade é formada em Psicologia mas adora lançar projetos, Francisco Meneses é engenheiro, Sandra Correia também é engenheira mas com experiência em plásticos e polímeros, e Duarte Vaz Pinto já tem uma empresa no currículo

Projeto - A ideia inicial era fazer acessórios de surf, mas rapidamente evoluiu para a produção de skates com plástico reciclado e cortiça. Ao longo dos bootcamps desdobraram-se em contactos com potenciais fornecedores e parceiros e o projeto ganha rodas para deslizar





 

PORTAL DOS SERVIÇOS :

Luis Faustino

Equipa 45 - Paulo Quendera é engenheiro mecânico, Paula Pereira é técnica analista, Leonor Afonso é arquiteta e Carlos Carvalho é gestor

Projeto - É uma plataforma de serviços na web e smartphones, de prestação de todo o tipo de serviços profissionais que não exijam a presença física do fornecedor. Uma forma de aceder a vários serviços, sejam eles uma consulta médica, uma reunião com um advogado, a procura de um especialista informático ou mesmo para ter explicações. Tudo com um simples click

 





OSTRALUSA :

Luis Faustino

Equipa 47 - António Freitas é biólogo marinho, Margarida Martins é especialista em ambiente, Nuno Vidal é técnico de eletrónica e Hélder Martins é consultor

Projeto -Querem produzir ostra portuguesa em águas offshore e cedo iniciaram os contactos para encontrar parcerias - precisam de um barco-maternidade para avançar o projeto. Para mostrar a qualidade do produto, levaram alguns exemplares da ostra lusa para uma prova cega num dos últimos bootcamps. Passaram com distinção

 




Menções honrosas




Apresentamos as cinco equipas do Energia de Portugal que a organização considerou também merecerem a oportunidade de expor as suas ideias aos investidores. Os seus projetos passaram com distinção em todos os critérios de avaliação

 

IN'CUBED :

Luis Faustino

Ideia - Criar espaços privilegiados nas zonas mais trendy das cidades, onde marcas, portuguesas ou estrangeiras, podem testar produtos e lançar campanhas com um investimento reduzido. Uma ideia original que foi sendo trabalhada ao longo dos oito bootcamps, por João Ramos, arquiteto, Lara Meneses e Patrícia Esgalhado que são colegas na consultora Deloitte, e Manuel Neves, formado em Engenharia

 








THE NEW LEATHER :

Nuno Fox

Ideia - Usar a cortiça para criar uma marca de vestuário e acessórios made in Portugal. No último bootcamp mostraram um protótipo, provando que é possível fazer peças com design neste material nobre. A equipa é constituída por Helena Marcos, que trabalha em moda, David Sobrinho, que sempre quis criar uma marca de vestuário, Cristina Simonetta, decoradora de interiores e Luís Soares, consultor imobiliário

 








ADAPT :

Luis Faustino

Ideia - Novo canal publicitário que funciona em ecrãs móveis instalados em veículos, com conteúdos dinâmicos, que mudam, por controlo remoto, consoante as coordenadas geográficas. Já têm parcerias em Portugal e contactos feitos para internacionalizar a ideia. Os seus criadores são Miguel Paulo, jurista, Pedro Fernandes, designer, Nuno Veiga, que faz consultoria de media, e Pedro Raposo, que é engenheiro aeroespacial

 








MY BOOK SHARING :

Luis Faustino

Ideia - Plataforma que otimiza o processo de entrega e recolha de livros para praticantes de booksharing. Promoveram uma troca de livros no Energia de Portugal para mostrar que a ideia tem pernas para andar. Da equipa fazem parte Wilques Erlacher, especialista em vendas, Marta Malheiro, arquiteta paisagista, Flávio Azevedo, engenheiro informático, e Tiago Ribeiro, engenheiro eletrotécnico

 







GOCLAPP :

Nuno Botelho

Ideia - Juntar numa mesma plataforma programadores e utilizadores de aplicações para iPhone, onde os primeiros podem promover as suas apps e os segundos aceitam testá-las, obtendo algumas de forma gratuita. A equipa é formada por João Rocha, que já trabalhou em publicidade, Gonçalo Henriques que tem algumas apps no currículo, e Hugo Castro, especialista em marketing

 









Texto publicado na edição impressa do Expresso de 16 de junho.