17/05/2012 atualizado às 0:47
Página Inicial » Blogues » Henrique Raposo, A Tempo e a Desmodo » A lata dos enfermeiros

A lata dos enfermeiros

Caríssimos enfermeiros, podem fazer as greves que quiserem. Mas convinha que não arruinassem a vida das outras pessoas.

Henrique Raposo (www.expresso.pt)
9:00 Sexta feira, 29 de janeiro de 2010

1. Não tenho problemas com greves, mas tenho problemas com as passeatas e com as marchas lentas que costumam aparecer no arsenal dos grevistas. As pessoas têm direito à sua greve, mas não têm o direito de bloquear uma cidade com as suas passeatas e marchas lentas. Ontem, várias estradas do Porto foram bloqueadas por carros de enfermeiros em marcha lenta. Ou seja, vários milhares de pessoas tiveram o seu dia estragado, porque um grupo de pessoas acha que a sua "corporação" é superior ao "interesse público".

2. Pior: no meio da confusão, ocorreram vários acidentes. Ou seja, a bela marcha lenta dos enfermeiros estragou - literalmente - a vida a algumas dezenas de pessoas. Mas, junto das câmaras de TV, os líderes sindicais estavam contentíssimos com o poder demonstrado na dita marcha lenta. Caríssimos, não dava para fazer a greve sem atrapalhar as outras pessoas?

Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 4    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Enfermagem e Greves
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 9:38 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
O direito à greve é importante; a Enfermagem é uma das profissões altamente relevantes que temos na nossa sociedade. E, de facto, também eu tenho problema com uma greve como a dos Enfermeiros (não que sofresse qualquer transtorno, pois felizmente não sofri). E o meu problema é o seguinte: nunca, para exercer o seu inalienável direito a fazer valer os seus direitos em processos de negociação, alguma classe profissional, muito menos a dos médicos e enfermeiros, deveria poder causar distúrbios que podem ser irreversíveis seja aos primeiros beneficiários da sua actividade, seja à sociedade em geral. No fundo, se se der o caso que alguém sofreu danos sérios, por exemplo de saúde, com a actividade grevista como a dos Enfermeiros de ontem deveria poder processar legalmente a "corporação" que lançou/organizou a respectiva greve, devendo pela mesma, caso tenha a razão do seu lado, ser devidamente ressarcida. Por isso, proponho o modelo Japonês: quem está em Greve diz que está em greve (todos o devem saber), mas mesmo estando em greve continua a fazer aquilo que dele ou dela, como trabalhador, se espera.
 
 Regras da comunidade
    Re: Enfermagem e Greves    Ver comentário
vosley (seguir utilizador), 1 ponto , 10:42 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
    Re: Enfermagem e Greves    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 10:59 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
    Re: Enfermagem e Greves    Ver comentário
snowsrookie (seguir utilizador), 1 ponto , 12:02 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
    Re: Enfermagem e Greves    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 12:49 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
    Re: Enfermagem e Greves    Ver comentário
banjix (seguir utilizador), 1 ponto , 21:04 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
    Re: Enfermagem e Greves    Ver comentário
Janeca101010 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:41 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
    Re: Enfermagem e Greves    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 15:52 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
    Re: Enfermagem e Greves    Ver comentário
Jaime V. (seguir utilizador), 1 ponto , 23:40 | Domingo, 31 de janeiro de 2010
    Re: Enfermagem e Greves    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 9:32 | Segunda feira, 1 de fevereiro de 2010
    Re: Enfermagem e Greves    Ver comentário
Carlos A R Ferreira (seguir utilizador), 1 ponto , 15:11 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
    Re: Enfermagem e Greves    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 1 ponto , 6:03 | Domingo, 31 de janeiro de 2010
    Re: Enfermagem e Greves    Ver comentário
mamamon (seguir utilizador), 1 ponto , 11:59 | Domingo, 31 de janeiro de 2010
    Re: Enfermagem e Greves    Ver comentário
Jaime V. (seguir utilizador), 1 ponto , 23:56 | Domingo, 31 de janeiro de 2010
    É só rir... com essas greves em Portugal    Ver comentário
Professor.com.muita. (seguir utilizador), 1 ponto , 23:20 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
    Lata dos enfermeiros e «latada» nos estúpidos!    Ver comentário
kukakente (seguir utilizador), 1 ponto , 18:06 | Sábado, 30 de janeiro de 2010
    Re: Lata dos enfermeiros e «latada» nos estúpidos!    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 22:13 | Sábado, 30 de janeiro de 2010
    Re: Lata dos enfermeiros e «latada» nos estúpidos!    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 1 ponto , 6:05 | Domingo, 31 de janeiro de 2010
    Re: Lata dos enfermeiros e «latada» nos estúpidos!    Ver comentário
Maria Portuguesa (seguir utilizador), 1 ponto , 18:42 | Domingo, 31 de janeiro de 2010
    VIVA A LIBERDADE!! VIVA!!!    Ver comentário
octopus.p (seguir utilizador), 1 ponto , 20:46 | Domingo, 31 de janeiro de 2010
A lata dos enfermeiros
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 10:23 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
Ninguém pode chamar democracia se não existir o direito à greve, por isso fundamental em qualquer sociedade que se queira livre. Estou convicto que é este o pensamento do actual governo, embora nenhum a deseje por mais justa que seja. As greves prejudicam todos e deve ser o último recurso e sempre por causas justas. Não me prenúncio neste campo em relação aos enfermeiros, porque não estou dentro do assunto. Também é verdade que o direito a ela não se pode sobrepor o interesse individual ao interesse colectivo. Não estamos na hora de pedir mais e melhor, porque todos sabemos que os ordenados e regalias em Portugal são dos mais baixos da União, mas são os possiveis e oxalá que se mantanham, porque a prioridade é manter o emprego. Não é só tarefa do Governo, mas todos temos de concorrer para dar um sinal para que os juros da nossa dívida externa não aumentem, caso contrário todos vamos sofrer com o facto. Espero bem que os Sindicatos sejam responsaveis e que não contribuam para que um dia o regabofe de hoje, se tenha de pagar com língua de palmo e com sangue, suor e lágrimas. Bom senso é o que se precisa e se espera de todos nesta época tão difícil para todo o Mundo.
 
 Regras da comunidade
    Re: A lata dos enfermeiros    Ver comentário
MUNDO CLEPTOMANÍACO (seguir utilizador), 1 ponto , 15:25 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
    Bom senço!    Ver comentário
jose padrela (seguir utilizador), 1 ponto , 15:24 | Domingo, 31 de janeiro de 2010
As bichas são uma chatice...
ManuelVilarinhoPires (seguir utilizador), 2 pontos , 11:08 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
Este colunista gasta espaço do Expresso para se queixar das bichas de trânsito...
Podia queixar-se das bichas que as pessoas têm que fazer para conseguirem ser atendidas num centro de saúde ou num hospital, mas a cebecinha parece não chegar tão alto assim.
Para quando um artigo a queixar-se das bichas para os urinóis nos intervalos dos espectáculos na Gulbenkian?
 
 Regras da comunidade
    Re: As bichas são uma chatice...    Ver comentário
banjix (seguir utilizador), 1 ponto , 21:08 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
este HR
sebassc (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 11:11 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
No conceito de greve está implícito o prejuízo de alguém, se não uma greve não teria qualquer efeito. Normalmente o prejuízo mais directo aplica-se ao patrões, no caso de um hospital publico, o estado, ou seja todos nós. O objectivo desta greve e da manifestação é consciencializar a sociedade dos problemas dos enfermeiros, afectando o normal funcionamento da mesma.

Pela lógica do "nosso amigo" HR os trabalhadores do sector dos transportes seriam proibidos de fazer greve, uma vez que estão a estragar a vida de centenas ou milhares de passageiros.
Caro HR se se dá tão mal com a democracia porque não faz um golpe de estado? ou vai viver para Angola?
 
 Regras da comunidade
    Re: este HR    Ver comentário
banjix (seguir utilizador), 1 ponto , 21:09 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
    Re: este HR    Ver comentário
Fala francês (seguir utilizador), 1 ponto , 13:10 | Domingo, 31 de janeiro de 2010
    Re: este HR    Ver comentário
sebassc (seguir utilizador), 1 ponto , 14:08 | Domingo, 31 de janeiro de 2010
    Re: este HR    Ver comentário
Fala francês (seguir utilizador), 1 ponto , 16:19 | Domingo, 31 de janeiro de 2010
    Re: este HR    Ver comentário
sebassc (seguir utilizador), 1 ponto , 16:46 | Domingo, 31 de janeiro de 2010
Que grande teoria
clareza (seguir utilizador), 1 ponto , 9:23 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
então os direitos não podem ser exercidos? Por essa lógica passa a ser proibido o direito de manifestação. Já vamos aí?
 
 Regras da comunidade
    Re: Que grande teoria    Ver comentário
J Saints (seguir utilizador), 2 pontos , 11:04 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
    Re: Que grande teoria    Ver comentário
clareza (seguir utilizador), 1 ponto , 11:12 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
    Re: Que grande teoria    Ver comentário
J Saints (seguir utilizador), 2 pontos , 12:19 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
    Re: Que grande teoria    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 16:48 | Sábado, 30 de janeiro de 2010
    Re: Que grande teoria    Ver comentário
J Saints (seguir utilizador), 2 pontos , 22:02 | Sábado, 30 de janeiro de 2010
    Re: Que grande teoria    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:02 | Domingo, 31 de janeiro de 2010
    a Democracia dos reis    Ver comentário
Carlos A R Ferreira (seguir utilizador), 1 ponto , 10:14 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
    Re: a Democracia dos reis    Ver comentário
clareza (seguir utilizador), 1 ponto , 11:08 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
    Re: a Democracia dos reis    Ver comentário
Carlos A R Ferreira (seguir utilizador), 1 ponto , 15:02 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
Quem será o latoeiro
CãodaRosa (seguir utilizador), 1 ponto , 9:24 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
Por falar de lata, fico sem saber quem é o latoeiro e parece-me que o Raposo não tem jeitinho nenhum para a arte de bem bater na chapa. Fico assim convencido que se alguém tem uma grande lata é o autor do artigo que ao falar de corporações, interesse público e no atrapalhar das pessoas, a que acrescentou as passeatas e marchas lentas, faz lembrar aqueles "rapazes" de antigamente, os manda-chuvas do Estado Novo que, a cada acção dos trabalhadores, respondiam com a brigada do Capitão Maltês e com o alerta para o perigo que isso representava para as nossas criancinhas, por ser obra de comunistas. As greves provocam sempre transtornos a alguém, prejudicam sempre os que mais pecisam, mas são um direito e os direitos respeitam-se. Aos enfermeiros não ficaria mal denunciarem as situações que se passam nos hospitais, onde, a gente humilde deste pobre país é maltratada se não tiver uma cunhazita para um qualquer médico ou para a direcção.
 
 Regras da comunidade
    Re: Quem será o latoeiro    Ver comentário
Pedro GMGoncalves (seguir utilizador), 1 ponto , 10:44 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
    Re: Quem será o latoeiro    Ver comentário
CãodaRosa (seguir utilizador), 1 ponto , 11:03 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
    Re: Quem será o latoeiro    Ver comentário
Pedro GMGoncalves (seguir utilizador), 1 ponto , 13:19 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
    Re: Quem será o latoeiro    Ver comentário
CãodaRosa (seguir utilizador), 1 ponto , 13:53 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
    Re: Quem será o latoeiro    Ver comentário
Pedro GMGoncalves (seguir utilizador), 1 ponto , 14:41 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
Concordo com HR
nao tento (seguir utilizador), 1 ponto , 9:42 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
Meu caro HR, concordo com o que diz no seu artigo, não sou contra a greve, assim como não concordo que se façam greves por tudo e por nada. Não me estou a referir a esta greve se ela tem ou fundamento.
Contudo, não posso concordar de maneira nenhuma, que uma greve venha a prejudicar terceiros que nada têm a ver com o assunto. Igualmente também não concordo, que por alguns quererem fazer greve, obriguem os restantes colegas a fazer também. Não nos podemos esquecer, que a minha liberdade acaba onde começa a do parceiro.
 
 Regras da comunidade
    Re: Concordo com HR    Ver comentário
Maria Portuguesa (seguir utilizador), 1 ponto , 18:48 | Domingo, 31 de janeiro de 2010
Ser ou não sector Estado.
milhazes (seguir utilizador), 1 ponto , 9:45 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
Maconde perto do fim. Trabalhadores com três meses de salários em atraso.
 
 Regras da comunidade
    Re: Ser ou não sector Estado.    Ver comentário
J Saints (seguir utilizador), 2 pontos , 10:52 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
    Re: Ser ou não sector Estado.    Ver comentário
milhazes (seguir utilizador), 1 ponto , 14:10 | Segunda feira, 1 de fevereiro de 2010
    Re: Ser ou não sector Estado.    Ver comentário
J Saints (seguir utilizador), 2 pontos , 16:14 | Segunda feira, 1 de fevereiro de 2010
Lata p´rá sucata.
águiadois (seguir utilizador), 1 ponto , 10:38 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
É preciso é ter lata para ensanduichar os enfermeiros.A questão de fundo seria discutir as razões que levam estes profissionais de saúde á rua.Esta seria a função de um texto de abertura para comentário.O resto é a banalidade de um mesquinho interesse pessoal .
 
 Regras da comunidade
Atrapalhações e atropelos
cacc (seguir utilizador), 1 ponto , 11:17 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
se fossem apenas estas as atrapalhações que a greve dos enfermeiros causam, as que o HR descreve, ainda vá que não vá.
a questão está nos atropelos aos direitos dos utentes, com cuidados de saúde e cirurgias adiadas.
uma coisa é certa: parece que ninguém está contente com o SNS: nem utentes, nem médicos, nem enfermeiros, nem políticos, nem...
Acabe-se então, e já, com o SNS, caramba.
 
 Regras da comunidade
    Re: Atrapalhações e atropelos    Ver comentário
clareza (seguir utilizador), 1 ponto , 11:45 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
GREVES
S THUNDERS (seguir utilizador), 1 ponto , 11:21 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
No local de trabalho.

Manifestações:autorizadas e a PÉ!!!mas de pópó é melhor que está frio.

Não autorizadas:manifestem-se à mesma que isto é uma ditadura.Uma ditatura tão grande que até os GAYS se manifestam.
 
 Regras da comunidade
Vai dar banho ao cão!!
latrum (seguir utilizador), 1 ponto , 11:31 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
 
 Regras da comunidade
Henrique talvez não tenha pensado que...
sara09 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:47 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
Sendo a greve um direito dos trabalhadores, inalienável, sabemos que muitas vezes é usado pelas centrais sindicais, como instrumento de mobilização e agitação laboral e, por isso... nem sempre pelos melhores princípios. (é o que o Henrique chama de atrapalhar as outras pessoas)....

Penso que os profissionais de enfermagem nos últimos anos foram os que mais esforços fizeram por aumentar os seus níveis de formação académica e as suas competências profissionais.

Creio que o poder político não foi capaz (ou não quis) reconhecer isso.

Sara
 
 Regras da comunidade
Portugal tem o que merece
clareza (seguir utilizador), 1 ponto , 11:53 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
Fazem greve? Pois façam mas não me incomodem.
Imigrantes? Pois, mas não venham para cá.
A Espanha tem mais desemprego? Pois, afinal nós estamos melhor.
Houve um desastre e partiu uma perna? Vá lá, vá lá, ....
É por isso que o PS, PSD e CDS gozam com a malta e fazem o que querem. Continuem assim que vão bem!
 
 Regras da comunidade
    está visto ,    Ver comentário
J Saints (seguir utilizador), 2 pontos , 12:24 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
    Re: está visto ,    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 16:53 | Sábado, 30 de janeiro de 2010
    Re: está visto ,    Ver comentário
J Saints (seguir utilizador), 2 pontos , 22:05 | Sábado, 30 de janeiro de 2010
e que tal visitares Paris?
odagrom (seguir utilizador), 1 ponto , 12:23 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
Paris, França, mãe de todas as greves. Quase todos os dias uma "manif" de grevistas parte da praça Denfert-Rochereau em direcção ao centro da cidade, parando o trânsito em algumas das artérias principais da cidade. Resultado: um dos países mas democráticos e sociais do Mundo.

Por mim, prefiro que o senhor Henrique Raposo chegue uma hora atrasado ao seu destino, do que os desgraçados dos utentes do serviço nacional de saúde ficam pendurados durante o dia todo por os enfermeiros fazerem greve. Apoiado as "manifs", abaixo as faltas ao trabalho...
 
 Regras da comunidade
Página 1 de 4    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
Arquivo
PUB




Hollande ganhou por quinzeazero
8:00 Quarta feira, 16 de maio de 2012, 46
Então, o Paulo Macedo não era mau?
8:00 Terça feira, 15 de maio de 2012, 42
Adam Smith queimaria esta malta
8:00 Segunda feira, 14 de maio de 2012, 47
Grécia: não há boas soluções
8:00 Quinta feira, 10 de maio de 2012, 19
Do Pingo Doce aos ursos polares
8:00 Quarta feira, 9 de maio de 2012, 48
"Acho que tenho de dar a casa ao banco"
8:00 Terça feira, 8 de maio de 2012, 28
Ui, ui, o Pingo Doce é sempre desumano
8:00 Quinta feira, 3 de maio de 2012, 120
Sim, é chato, mas há boas notícias sobre Portugal
8:00 Quarta feira, 2 de maio de 2012, 60
Dar a casa ao banco é suficiente
8:00 Segunda feira, 30 de abril de 2012, 27
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
IAB
Grupo ImpresaACAP