17/05/2012 atualizado às 0:47
Página Inicial » Blogues » Henrique Raposo, A Tempo e a Desmodo » A Grécia levou os "direitos adquiridos" até à demência

A Grécia levou os "direitos adquiridos" até à demência

Henrique Raposo (www.expresso.pt)
8:19 Terça feira, 21 de junho de 2011

Nas TVs portuguesas, a situação na Grécia é contada através da seguinte narrativa: eis um pobre povo periférico que está a sofrer as agruras de uma crise internacional, eis um povo do sul da Europa a sofrer às mãos da pérfida Merkel. Ora, já é tempo de sair desta superficialidade. Já é tempo de perceber que os gregos têm muitas culpas no cartório. Já é tempo de escavar a sério na situação grega. E, assim que começamos essa investigação, a conclusão é invariavelmente a mesma: os gregos não foram sérios, não estão a ser sérios. Os gregos levaram a lógica dos "direitos adquiridos" até à demência, até à falta de vergonha.

Os exemplos desta falta de seriedade são imensos. Em 1930, um lago na Grécia secou, mas, o Estado Social grego acha que tem de existir um Instituto para a Protecção do Lago Kopais - o nome do tal lago que secou em 1930, mas que em 2011 ainda tem dezenas de funcionários dedicados à sua conservação. Calculo que estes funcionários devem estar a rua a gritar "abaixo o fascismo". Mas há mais. Sabiam que na Grécia as filhas solteiras dos funcionários públicos têm direito a uma pensão vitalícia após a morte do mãe/pai-funcionário-público? Não é genial? Na Grécia, os direitos adquiridos adquirem-se por, vá, osmose familiar. Na Grécia, X e Y recebem 1000 euros mensais - para toda a vida - só pelo facto de serem filhas de funcionários públicos falecidos. Há 40 mil mulheres neste registo. E, depois de um ano de caos, o governo grego ainda não acabou com isto completamente. Calculo que estas meninas devem ir para a rua fazer manifs. Coitadinhas.

Querem mais? Num hospital público, existe um jardim com quatro (4) arbustos. Ora, para cuidar desses arbustos o hospital contratou quarenta e cinco (45) jardineiros. Num acto de gestão mui social (para com o fornecedor), os hospitais gregos compram pace-makers quatrocentas vezes (400) mais caros do que aqueles que são adquiridos no SNS britânico. E, depois, claro, existem seiscentas (600) profissões que podem pedir a reforma aos 50 (mulheres) e aos 55 (homens). Porquê? Porque são profissões de alto desgaste. Dentro deste rol de malta que trabalha como mineiros, encontramos cabeleireiras e apresentadores de TV. Sim, faz todo o sentido: cortar cabelo é o mesmo que estar nas minas da Panasqueira.
Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Levar os "direitos adquiridos" até à demência
Runaldinho (seguir utilizador), 5 pontos (Interessante), 9:10 | Terça feira, 21 de junho de 2011
A Grécia foi o prelúdio desta nossa tragédia Grega em que tornou a ajuda externa.
Sócrates foi o maestro que "tocou" os acordes desse prelúdio, cuja peça final ainda não foi escrita totalmente mas estima-se prolongada e cansativa.
A analogia de Portugal com a Grécia metendo um Sócrates pelo meio, só demonstra que entre nós e eles a diferença é quase nula.
Mas lá, o culpado foi um governo de direita, ainda que muitos dos males já viessem de trás. Cá, o culpado foi a crise internacional.
Cá, o Estado Social teorizado por Sócrates não passa de um embuste. Lá o Estado Social da direita, foi a sua ruína.
Tudo isto seria desnecessário se cada um vivesse apenas com aquilo que produz e não com aquilo que lhe oferecem a crédito.

 
 Regras da comunidade
    Re: Levar os    Ver comentário
nortagus (seguir utilizador), 1 ponto , 11:29 | Terça feira, 21 de junho de 2011
    Re: Viver sem aquilo que oferecem a crédito.    Ver comentário
JJFF (seguir utilizador), 1 ponto , 12:23 | Terça feira, 21 de junho de 2011
    Re: Viver sem aquilo que oferecem a crédito.    Ver comentário
Runaldinho (seguir utilizador), 2 pontos , 12:31 | Terça feira, 21 de junho de 2011
    Re: Viver sem aquilo que oferecem a crédito.    Ver comentário
JJFF (seguir utilizador), 1 ponto , 12:48 | Terça feira, 21 de junho de 2011
    Re: Viver sem aquilo que oferecem a crédito.    Ver comentário
a_Razao (seguir utilizador), 1 ponto , 21:06 | Terça feira, 21 de junho de 2011
    Re: Viver sem aquilo que oferecem a crédito.    Ver comentário
Runaldinho (seguir utilizador), 2 pontos , 21:32 | Terça feira, 21 de junho de 2011
    Re: Levar os    Ver comentário
userEX178304 (seguir utilizador), 1 ponto , 16:18 | Terça feira, 21 de junho de 2011
Acordo
moncarapacho (seguir utilizador), 4 pontos (Interessante), 8:47 | Terça feira, 21 de junho de 2011
Hoje cabe-me estar de acordo com os autores das crónicas que costumo ler. Se bem que este tema dos gregos não é nada simpático na comunidade comentarista e a minha posição tem sido bastante combatida.
Temos tendência (a costela de esquerda) para vermos a crise grega como uma tentativa das maléficas forças do capital sobre os explorados trabalhadores gregos.
Só que não é assim.Desde 1946 tem havido programas de auxílio, primeiro no âmbito da Guerra Fria e para controlar avanço comunista e posteriormente da União Europeia.
Isso deu lugar a uma sociedade com a vida facilitada, onde os excessos referidos por Raposo se tornaram rotinas de funcionamento. Percentagens elevadíssimas de funcionários,reformas em idades de trabalhar,produtividade muito baixa,consumos muito acima do rendimento nacional, levou a que se tenham habituado a viver de empréstimos.

Alguém se lembrou de acertar contas e querem receber o emprestado.A resposta tem sido greves gerais, destruição de montras e ataques ao parlamento com coktails molotov.

Lá saberão da vida deles, mas, a continuar assim, isto não acaba bem. Convenceram-se de que, se forçarem a mão, os credores se comovem e perdoam a dívida.
  Esse pessoal dos bancos não costuma comover-se com duas tretas.....
 
 Regras da comunidade
    Re: Acordo    Ver comentário
a_Razao (seguir utilizador), 1 ponto , 21:03 | Terça feira, 21 de junho de 2011
Raposo não sabe o que é o fascismo financeiro?
águiadois (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 9:23 | Terça feira, 21 de junho de 2011
Não Raposo não sabe porque quer ser "ignorante".Raposo ataca sempre o Povo e quem vem para a rua lutar contra o poder,os corruptos politicos que estão no poder,e os magnatas do capital e que desviam o dinheiro do mundo do trabalho para caminhos que nada tem a ver com a vida dos Países e o seu desenvolvimento.Porque não são os trabalhadores que ROUBAM O DINHEIRO e fogem com ele para os circuitos das armas,da droga, da prostituição e outras envolventes.O saque aos Países é feito pelo FASCISMO FINANCEIRO e seria bom que alguns "intelectuais" da nossa praça começassem a escrever sobre ele, em vez de sistematicamente andarem com a "chibata" pronta para bater em quem protesta e se indigna.
 
 Regras da comunidade
    Re: Raposo não sabe o que é o fascismo financeiro?    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 10:13 | Terça feira, 21 de junho de 2011
    Re: Raposo não sabe o que é o fascismo financeiro?    Ver comentário
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 10:36 | Terça feira, 21 de junho de 2011
    Re: Raposo não sabe o que é o fascismo financeiro?    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 10:46 | Terça feira, 21 de junho de 2011
    Re: Raposo não sabe o que é o fascismo financeiro?    Ver comentário
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 23:35 | Terça feira, 21 de junho de 2011
    Re: Raposo não sabe o que é o fascismo financeiro?    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 8:12 | Quarta feira, 22 de junho de 2011
    Re: Raposo não sabe o que é o fascismo financeiro?    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 20:30 | Terça feira, 21 de junho de 2011
    Re: Raposo não sabe o que é o fascismo financeiro?    Ver comentário
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 23:37 | Terça feira, 21 de junho de 2011
    Re: Raposo não sabe o que é o fascismo financeiro?    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 6:40 | Quarta feira, 22 de junho de 2011
    o fascismo financeiro e os motoristas    Ver comentário
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 11:56 | Quarta feira, 22 de junho de 2011
    Re: o fascismo financeiro e os motoristas    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:08 | Quarta feira, 22 de junho de 2011
    Re: Raposo não sabe o que é o fascismo financeiro?    Ver comentário
a_Razao (seguir utilizador), 1 ponto , 21:08 | Terça feira, 21 de junho de 2011
    Re: Raposo não sabe o que é o fascismo financeiro?    Ver comentário
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 0:03 | Quarta feira, 22 de junho de 2011
A Grécia levou direitos adquiridos até à demencia
Toni 2 (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 10:05 | Terça feira, 21 de junho de 2011
De estranhar que o Henrique Raposo não venha dizer que a culpa do estado a que chegou a Grécia é de Sócrates, pois quando chegou ao governo tentou ter a ousadia de afrontar privilégios instalados em Corporações poderosas. Fez a reforma da Segurança Social e quem se reforma hoje leva menos para casa. As reformas que também cá já iam nalguns casos nos 50 anos, passaram para os 65. Só no Ministério da Agricultura foram dispensados 2.000 funcionários. Podia continuar com o rol pois ele é grande, mas todos sabem tão bem como eu o que aconteceu. A Oposição todos sabemos que ajudou nessas medidas e Ferreira Leite foi a mais colaborante isto inicialmente porque quando chegou a Líder do PSD já se proponha tudo rasgar. Afinal o tempo veio provar que não havia outro caminho. Sócrates quis cortar os dedos, a ver vamos se Passos Coelho vai cortar a mão, o braço, a perna e até matar o doente.
 
 Regras da comunidade
    Re: A Grécia levou direitos adquiridos até à demen    Ver comentário
nortagus (seguir utilizador), 1 ponto , 11:32 | Terça feira, 21 de junho de 2011
Falar do que não se conhece
José Telhado (seguir utilizador), 2 pontos , 8:34 | Terça feira, 21 de junho de 2011
Parece ser a principal missão dos que não têm nada para fazer...
 
 Regras da comunidade
    Re: Falar do que não se conhece    Ver comentário
jzukt (seguir utilizador), 1 ponto , 10:16 | Terça feira, 21 de junho de 2011
    Re: Falar do que não se conhece    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 19:42 | Terça feira, 21 de junho de 2011
Maus tempos na Grécia
Vera Santorini (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 8:49 | Terça feira, 21 de junho de 2011
É bom que se conheçam os meandros de um país Europeu periférico como a Grécia e toda a situação que o levou à bancarrota.
Pagava-se 15º mês a toda a classe trabalhadora, as Pensões de Reforma continuavam a ser depositadas mesmo depois dos idosos falecerem porque os familiares não davam baixa e não devia haver meios de se averiguar a inexactidão dessa atribuição. Chegava-se ao ponto de só se pagarem alguns seguros quando fosse preciso usufruir deles!
Como é possivel que um país resista a tanto desgoverno? Oxalá consigam sobreviver depois de tudo isto.
 
 Regras da comunidade
    Re: Maus tempos na Grécia    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 19:47 | Terça feira, 21 de junho de 2011
Re: A Grécia levou os "direitos adquiridos" até à
juxpot (seguir utilizador), 2 pontos (Divertido), 9:40 | Terça feira, 21 de junho de 2011
E para quando uma das saudosas 'vulgatas'? E um 'denial'? E um 'accountability'? Nota-se a falta que o Zé Pinto faz ao nosso Fox: o que temos vindo a ler nos últimos dias neste espaço são suspiros de saudade em forma de carateres...
 
 Regras da comunidade
Socialismo ????. Jámés!
Thaypan (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 9:46 | Terça feira, 21 de junho de 2011
Henrique Raposo, mais uma excelente crónica. Parabéns, mas alguns comentários, diga-se em abono da verdade, q são sempre os mesmos, continuam a querer manter de pé o controle socialista, q trazia o País aterrorizado, nos últimos 6 anos. Esquecem-se q há uma maioria q rejeitou o colectivismo socialista sócretino.
Continuam a atirar pedras para o telhado, esquecendo-se, ou querendo fazer esquecer, que seis anos de socialismo em Portugal,resultou em:
Duplicação da divida externa
800 mil desempregados
Falência técnica/bancarrota
Destruição do tecido social, através de uma politica de enfrentamento,e de crispação.
Emigração a atingir taxas nunca antes atingidas em Portugal. etc, etc, e etc.. Tudo graças ás politicas socialistas, de sócrates.
Agora, temos na Grécia o exemplo acabado e dramático do q é o socialismo....miséria, fome, desemprego, bancarrota, e a anarquia nas ruas...e ainda há quem defenda este sistema?!?!?! será teimosia, pura birra, ou estupidez natural ?
Não há pachorra para esta gente. Tratem-se. Deixem-nos trabalhar para consertar o q vcs destruíram...se gostam tanto assim do socialismo, nivelamento por baixo, tirem umas férias, na Albânia, na Coreia do Norte, ou em Cuba...e entendam, que nem todos são mentecaptos, sem capacidade de observação e análise. Há quem faça as suas análises e decida pela sua cabeça....sem partido clubite.
 
 Regras da comunidade
    Re: Socialismo ????. Jámés!    Ver comentário
fmart8 (seguir utilizador), 1 ponto , 10:16 | Terça feira, 21 de junho de 2011
    Re: Socialismo ????. Jámés!    Ver comentário
osonodomonstro (seguir utilizador), 1 ponto , 10:23 | Terça feira, 21 de junho de 2011
    Re: Socialismo ????. Jámés!    Ver comentário
JPOSR (seguir utilizador), 1 ponto , 21:31 | Terça feira, 21 de junho de 2011
Só parte do razão, mais uma vez!
jpafonso (seguir utilizador), 2 pontos , 10:07 | Terça feira, 21 de junho de 2011
Com tantos bons argumentos de desperdício, Henrique Raposo esqueceu-se de um essencial: A Grécia é o país da União Europeia que mais gasta em termos militares em relação ao PIB (dados de 2009). Para um país que tem sensivelmente a mesma população que Portugal, o orçamento militar da Grécia era quase o triplo deste em 2009.

Numa altura em que já é senso comum saber-se que parte da recuperação económica fulminante da Alemanha e do Japão derivou da frugalidade imposta em gastos militares aos mesmos países, desfiar uma série de factores supostamente perniciosos para a Grécia e esquecer-se deste "pequenino" detalhe revela... o quê?

Acresce que a Grécia apresentou ao longo da última década, taxas de crescimento muito elevadas, bem acima da média Europeia. A denuncia das falcatruas nas contas públicas ocorreu há mais de um ano pelo que confio que estes dados em que me baseio já estão corrigidos. Dito de outra forma, os chamados direitos adquiridos dementes não parecem ter obstado ao crescimento da Grécia. São quanto muito alvos fáceis para o corte da despesa, se serão assim tão injustificados, "gordura" que pode ser consumida em tempos magros. Antes Portugal também a tivesse!
 
 Regras da comunidade
    Re: Só parte do razão, mais uma vez!    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 20:35 | Terça feira, 21 de junho de 2011
    Re: Só parte do razão, mais uma vez!    Ver comentário
jpafonso (seguir utilizador), 2 pontos , 1:56 | Quarta feira, 22 de junho de 2011
    Re: Só parte do razão, mais uma vez!    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 6:44 | Quarta feira, 22 de junho de 2011
    Re: Só parte do razão, mais uma vez!    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 6:54 | Quarta feira, 22 de junho de 2011
HR
caprylm56 (seguir utilizador), 2 pontos , 10:41 | Terça feira, 21 de junho de 2011
É uma verdade que o povo sofre em virtude de haver gente qualificada como o tipo sócrates, pois são estes gananciosos que levam um país há ruína e o povo serve para pagar a fatura, das irresponsabilidades e má gestão de políticos corruptos.
Não culpe o povo pelos maus atos e atitudes de políticos corruptos e criminosos.
Porque o menino não fala da nossa AR com tantos políticos que nem o ar que respiram merece.
 
 Regras da comunidade
Bolas!
Marco de Salvaterra (seguir utilizador), 2 pontos , 21:09 | Terça feira, 21 de junho de 2011
Nem vale a pena vir aqui!...

Então você fala da situação na Grécia e nem ao menos é capaz de dizer que o culpa é do Sócrates???
 
 Regras da comunidade
Podemos aprender com a Grécia
carlos-carlos (seguir utilizador), 2 pontos , 11:41 | Quinta feira, 23 de junho de 2011
A Grécia já foi o farol do Mundo.

Hoje pode ser a nossa orientação:

Se quisermos resolver a nossa situação político/financeira, evitemos cometer os erros da Grécia;

Se quisermos continuar a afundar-nos na crise, é fazer o que a Grécia tem feito: não olhar para os erros e protestar, protestar e protestar.
     
 
 Regras da comunidade
até está tudo muito certo...
vaziamente (seguir utilizador), 1 ponto , 9:03 | Terça feira, 21 de junho de 2011
mas foram os politicos que entenderam criar ou dar esses direitos (não acredito que as cabeleireiras tenham força mobilizadora ou de pressão para os conseguirem por si). E duvido que a maioria dos gregos sejam politicos, para generalizarmos a culpa como o faz.
E muito sinceramente, estes constantes ataques aos direitos adquiridos por parte dos liberais, soa-me muito mais a dor-de-corno, que a uma qualquer razão objectiva dos "maleficios" dos mesmos. Até porque em Portugal, a esmagadora maioria destes benefícios foram utilizados pelas empresas justamente para ludibriar os trabalhadores, negando-lhes as justas actualizações salariais que se praticaram no sector privado.
Agora, existem muitos funcionários públicos? Talvez sim...
ou talvez estejam apenas mal colocados. Acabem com institutos, observatórios, fundações, etc; e coloquem esses funcionários nos tribunais, nas finanças, na policia (administrativos) e SS por exemplo, ou Inspecção Geral de trabalho para permitir um maior controlo e fiscalização do cumprimento dos contratos de trabalho e da Lei no setor privado, e provavelmente não estarão a mais e o país ganha com isso. Desde logo eliminando os cargos de gestão, muitas vezes de quem acumula "cargos e oficios".
 
 Regras da comunidade
HR tem razão...
vaziamente (seguir utilizador), 1 ponto , 9:20 | Terça feira, 21 de junho de 2011
os funcionários publicos deveriam ter como unico direito pela prestação do seu trabalho, a senhazinha de refeição. Na verdade já seria um privilégio estar ao serviço da economia e dos trabalhadores do privado e liberais, sempre que estes necessitassem dos seus serviços. Deviam inclusive estar (os que não estão) ao seu serviço sábados, domingos e feriados, que é até quando dá mais jeito...
Isso é que era Direito.
 
 Regras da comunidade
    Re: HR tem razão...    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 20:47 | Terça feira, 21 de junho de 2011
    Re: HR tem razão...    Ver comentário
vaziamente (seguir utilizador), 1 ponto , 13:43 | Quarta feira, 22 de junho de 2011
    Re: HR tem razão...    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:13 | Quarta feira, 22 de junho de 2011
    Re: HR tem razão...    Ver comentário
vaziamente (seguir utilizador), 1 ponto , 10:20 | Quinta feira, 23 de junho de 2011
E aquele pormenor do Nova Democracia, pá?
fmart8 (seguir utilizador), 1 ponto , 9:24 | Terça feira, 21 de junho de 2011
Caro Henrique,
Só faltou dizer que o partido que martelou as contas, de tal forma que fez parecer o Sócrates sério em comparação, é de centro-direita, o Nova Democracia.
Se bem que, da mesma forma que eu não considero Sócrates socialista, admito que o antigo PM grego fosse um comuna infiltrado...

Alguém de pés no chão acredita que aquele ou este descalabro tenha acontecido (só) por causa de benesses para o povo?? É um conceito um tanto ingénuo, não?
Para pensar: http://www.ionline.pt/con... publica-irregular

O Estado não pode nem deve subsidiar o ócio, sou o primeiro a dizê-lo, mas não há originalidade nenhuma em acusar e sacrificar os do costume.
 
 Regras da comunidade
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
Arquivo
PUB




Hollande ganhou por quinzeazero
8:00 Quarta feira, 16 de maio de 2012, 45
Então, o Paulo Macedo não era mau?
8:00 Terça feira, 15 de maio de 2012, 42
Adam Smith queimaria esta malta
8:00 Segunda feira, 14 de maio de 2012, 47
Grécia: não há boas soluções
8:00 Quinta feira, 10 de maio de 2012, 19
Do Pingo Doce aos ursos polares
8:00 Quarta feira, 9 de maio de 2012, 48
"Acho que tenho de dar a casa ao banco"
8:00 Terça feira, 8 de maio de 2012, 28
Ui, ui, o Pingo Doce é sempre desumano
8:00 Quinta feira, 3 de maio de 2012, 120
Sim, é chato, mas há boas notícias sobre Portugal
8:00 Quarta feira, 2 de maio de 2012, 60
Dar a casa ao banco é suficiente
8:00 Segunda feira, 30 de abril de 2012, 27
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
IAB
Grupo ImpresaACAP