20 de abril de 2014 às 1:37
Página Inicial  ⁄  Blogues  ⁄  100 reféns  ⁄  "Cristoteca" - discoteca da Igreja, e porque não um festival de Verão?

"Cristoteca" - discoteca da Igreja, e porque não um festival de Verão?

Tiago Mesquita (www.expresso.pt)

"Proporcionar aos jovens uma "diversão santa" durante a noite é o objectivo da "Cristoteca", espaço de dança que não esquece a oração e a evangelização. A ideia, que foi concebida pela Aliança de Misericórdia, comunidade católica originária do Brasil, está a dar os primeiros passos em Portugal." Site Agência Eclesia

A insistência na "aparição" de alguns jovens em espaços de diversão noturna com terços pendurados no pescoço sempre foi, para mim, um mistério do Senhor. Estava longe de adivinhar que é afinal malta que frequenta a  "Cristoteca".

"...esta iniciativa visa cativar os jovens para um convívio cristão, saudávelsem bebidas, consumos e extravagancias que normalmente acontecem nas discotecas normais". Pois é, como todos sabemos a Igreja Católica não é nada dada a extravagâncias, consumos e acontecimentos fora do normal. Aliás a luxúria "é uma cena que não assiste" à Igreja Católica, de todo.

A "Cristoteca" começa geralmente com uma missa, às 20 horas. A pista de dança, abre geralmente uma hora mais tarde, servida por "Cristodrinks", bebidas sem álcool. As entradas são gratuitas e não há consumo obrigatório". Os Franciscanos podem ficar descansados que é quase tudo "à pala". A máquina de preservativos podia disponibilizar (a troco de um euro para ajudar na construição de uma pista especial para festas da espuma) hóstias mágicas benzidas pelo padre Borga. Dez horas de transe apostólico garantido. Se alguma rapariga aparecesse grávida entretanto seria por obra e graça do Espírito Santo, obviamente. A organização não se responsabilizaria mas canalizaria o processo para a paróquia da área de residência.

Segundo contou à Agência Eclesia Vanessa Bueri, missionária brasileira da Aliança de Misericórdia: "durante a noite, far-se-á a "evangelização corpo a corpo": "abordamos os jovens enquanto eles dançam e se divertem, para poder falar um pouco de Deus com eles", refere a missionária. Quem o desejar, poderá participar no dia seguinte num encontro espiritual e formativo (...)"

Ou seja, depois de uma evangelização "corpo a corpo"  promovida por uma "missionária" com Deus "no meio de nós" segue-se um after-hours se a coisa estiver bem encaminhada. Importa fazer a ressalva que a aparição da Cristoteca teve a estreia marcada em agenda para 18 Julho de 2009, mas espero sinceramente que esteve evento seja rapidamente transformado num festival de Verão. Um verdadeiro Rock in Rio de fiéis. Um verdadeiro "Alive" da Cova da Iria. Para Vanessa Bueri "é preciso proporcionar uma experiência de tal maneira intensa, que os jovens não tenham vontade de ir para outros espaços de diversão."

Parece-me bem e deixo uma sugestão para DJ residente da "Cristoteca": o padre Frederico. DJ FRED, se preferirem. Este senhor proporciona "uma experiência de tal forma intensa que os jovens não têm vontade nenhuma de ir para outros espaços de diversão". Aliás, não têm vontade de fazer absolutamente nada. Só mesmo saltar de um precipício. Ou ser empurrados.

 

Acompanhe o 100 Reféns no Facebook

Na página oficial do 100 Reféns no Facebook juntam-se pessoas que gostam e que não gostam, que odeiam e que adoram, que veneram e que detestam, mas que não são indiferentes a este blogue do Expresso. Dê um passo e junte-se a nós.

Clique no link para aceder à página do 100 Reféns no Facebook .


Comentários 19 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
Captação de fiéis
Do que se trata é uma operação de aliciamento para determinada religião. Não me parece nada fora do habitual, é simplesmente uma actualização de métodos (update). Aop que julgo saber, na religião cristã, a missa está associada à noção de festa e de banquete.
  Há muitos anos que os negros americanos fazem da missa uma festa, com canções e meneios ritmados, tudo envolvido numa mística própria.
O mesmo acontece num rito cristão, muito caro aos ciganos, existente na Andaluzia, em que se toca guitarra, se canta e se dança na igreja.

Se não houver bebidas alcoólicas pode ser que se poupem umas vidas de jovens, por via dos acidentes de automóvel....
Re: Captação de fiéis Ver comentário
já existe há muito tempo
isto já existe há muito tempo!
eu vou a uma discoteca bebo dois litros ou 10 de cerveja e ao final da noite tenho encontros com Deus. é ouvi-los chamar por ele também "Ai meu deus, ai meu deus"

ocontadordecenas.blogspot.pt
Ui que moca !!

Distribuição do Breviário à entrada, já que este pode sempre ser lido, mesmo em dançando.

Shots de águas-bentas, drinks longos de óleos e ungiduras, acompanhados por bolachinhas de pão-ázimo.

Bento Séc XVI está um progressista. Para atrair clientes já nem hesita em autorizações e condescendências.

Atente-se que já existem sex shops para católicos.

Deixo os links para degustação. Mirandas e outrois que tais convém absterem-se.

www.intimacyofeden.com

www.convenantspice.com

www.hookinupholy.com

PS: nada de gozar com os nomes destes sites, são garantidos 100% "christian friendly"
Re: Ui que moca !! Ver comentário
Re: Ui que moca !! Ver comentário
na acredito!
Tá tudo bebado! Arremacho!
juro...
...que quando li o título pensei que fosse uma discoteca do Cristiano Ronaldo ou endereçada somente a fãs do CR7.

barbarraridades.blogspot.pt/
2º mandamento
Bem... se é tudo em nome de Deus, porque não?... no entanto acho ridículo "santificar" a "night"... e uma falta de cultura e educação de religião e moral pensar que é tudo inocente desde que seja em nome de Deus.
Re: 2º mandamento Ver comentário
tenho pena dos jovens
Tenho que admitir que esta ideia é inteligente. Têm que ser criativos na angariação de novatos para a manutenção do numero de crentes. É tudo uma questão de marketing; se as empresas fazem-no, porque não a igreja? O objectivo final, não é dinheiro( directa, ou indirectamente)?
Mas tenho pena dos jovens. Vai ser uma lavagem aos cérebros!!
O Tiago Mesquita está muito bem neste crónica.
Respeitinho é bom e nós gostamos
Este Tiago Mesquita está a baixar muito de nível...critica todos os dias a sociedade supostamente por coisas que não estão bem e depois quando aparece algo contructivo...critica. Este artigo está muito mau de um ponto de vista de escrita (como aliás aquele sobre o anuncio da Galp..pointless) e o pior é que faz ataques ordinarios e cobardes à igreja catolica por uma iniciativa constructiva (prefere q a malta se drogue, se embebede, tenha relacoes sexuais na casa de banho? talvez fosse melhor criticar esses excessos). TM como sei que le os comentarios tenho uma ideia genial para si: faça um artigo de auto-critica, é genial e instrutivo. Pegue nos ultimos 30 artigos, leia e diga se esta a fazer um bom trabalho...claramente hoje nao fez
Re: Respeitinho é bom e nós gostamos Ver comentário
Re: Respeitinho é bom e nós gostamos Ver comentário
Re: Respeitinho é bom e nós gostamos Ver comentário
Respeitinho...teve piada. Ver comentário
Os complexos anti religião
Não consigo perceber porque tanto complexo contra a religião em pleno sec XXI. Este artigo é muito triste, é só dizer mal, mandar abaixo. Porque não podemos ser mais positivos? Embora sendo católico, também nao me identifico com a discoteca mas dai ao ponto de ódio e raiva como este artigo demonstra acho desapropriado. O dialogo entre crentes e não crentes é muito benéfico quando é feito com respeito e abertura dos dois lados. Agora, quando é só dizer mal e raiva é um desperdício e não vamos a lado nenhum, ficamos mais fechados no nosso mundo. Embora já tenham feito o contrário, ignorar tudo aquilo que as religiões têm de bom, é uma pena e é irreal
Lindo!
ocontadordecenas.blogspot.pt/2012/06/cristoteca-discoteca-do-senhor.html
Discoteca Incongruente
Para dar seguimento a este tema deixo como sugestao ao autor um post acerca da Discoteca recentemente inaugurada
por baixo do torreao do Ministério das Finanças na Praça do Comércio. Hilariante no mínimo, será que a entrada vao colocar uma operaçao de fiscalizaçao conjunta da PSP e Finanças?
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub