Anterior
50 discos de música jazz que toda a gente deve ouvir
Seguinte
Ana Moura apresenta "Desfado" em dose dupla
Página Inicial   >  Cultura  >  Música  >  50 discos de música pop que toda a gente deve ouvir

50 discos de música pop que toda a gente deve ouvir

Meia centena de álbuns de música pop que os leitores devem conhecer, selecionados pelos críticos de música do Expresso.
|

Após uma longa consideração sobre o conjunto de discos comercializados desde o início do século XX, os críticos de música do Expresso escolheram 50 de música pop cuja audição recomendam aos leitores. Recuperando o cânone ou apostando na surpresa, aqui estão alguns dos mais importantes álbuns da História e alguns dos melhores jamais editados, mas não todos. Apenas 50 opções de excelência cuja escuta irá enriquecer culturalmente quem lhes dedicar a sua atenção.

Uma lista jeitosa para recortar e trazer na carteira ou para servir de rol para o Natal.


Veja a fotogaleria:


Opinião


Multimédia

Edwin. O rapaz que aprendeu a sonhar

O que Edwin sabia sobre a vida era sobreviver. Na cabeça dele não cabiam sonhos e os dias eram passados à procura de comida para ele e para a mãe e para o irmão. A fome espreitava nos cantos da barraca de palha no Quénia e ele escondia-se dela como podia - chupar as pedras era uma forma de a enganar. Mas a sorte dele mudou porque alguém viu nele outra coisa. E tudo começou numa dança. Agora, os mesmos dedos que agarravam as pedras tocam hoje teclas de um piano Bechstein. E os pés dele já não estão nus mas calçados. Com chuteiras. Primeiro no Benfica, agora no Estoril, o miúdo de 15 anos que fala como gente grande descobriu que tinha um sonho: ser futebolista. Como Drogba.

Em três quartos de hora não se esquece só a idade. "Esquece-se o mundo"

Maria do Céu dá três voltas ao lar sempre que pode. Edviges vai a todos os velórios, faz hidroginástica e sopas de letras. António dá um apoio na Igreja e nos escuteiros. Tudo é uma ajuda para passar os dias quando se tornam todos iguais. No Pinhal Interior Sul, a região mais envelhecida da União Europeia, quase um terço da população tem mais de 65 anos. Os mais velhos ficaram, os mais novos partiram.

Profissão: Sniper

O Expresso foi ver como são selecionados, que armas usam, para que missões estão preparados os snipers da Força de Operações Especiais do Exército. São uma elite dentro da elite. Um pelotão restrito. Anónimo. Treinam diariamente com um único objetivo: eliminar um alvo à primeira, mesmo que esteja a centenas de metros. Humano ou material. Sem dramas morais, dizem.

Xarém com conquilhas

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione com esta nova receita.

O que se passa dentro da cabeça dele

O que leva um tipo a quem iam amputando uma perna a regressar ao sítio onde os ossos se desfizeram, uma e outra vez, e testar os limites do seu corpo? Resposta: a busca pelo salto perfeito, que ele diz existir dentro dele e que ele encontrará mais dia menos dia. É a fé e a confiança que o movem e o levam a pular para lá do que é exigido a um campeão olímpico e mundial que não tem mais nada a provar a ninguém - a não ser a ele próprio. Este é um trabalho que publicámos em agosto de 2014, quando o saltador se preparava para os Europeus e falava das metas que tinha traçado para 2015 e 2016: mostrar que não estava acabado. Sete meses depois, provou-o no Europeu de pista coberta em Praga, onde venceu este fim de semana.

Amadeu, que aprendeu o mundo no campo e tinha o coração na ponta dos dedos

Em Portugal, a dedicação à língua mirandesa tem nome próprio: Amadeu Ferreira, o jurista da CMVM que - quando todos diziam que "era uma loucura impossível" - arranjou tempo para traduzir "Os Lusíadas", a "Mensagem", os quatro Evangelhos da Bíblia e ainda duas aventuras do Asterix para uma língua que pertence a um cantinho do nordeste português e é falada por menos de 15 mil pessoas. No final de 2014 deu ao Expresso aquela que viria a ser a sua última entrevista. Morreu no passado domingo e esta quinta-feira foi lançada a sua biografia, "O fio das lembranças", com quase 800 páginas.

Temos 16 imagens que não explicam o mundo, mas que ajudam a compreendê-lo

O júri do World Press Photo queria dar o prémio maior da edição deste ano (e talvez das edição todas) a uma fotografia com "potencial para se tornar icónica". A primeira imagem desta fotogaleria, por ser "esteticamente poderosa" e "revelar humanidade", é o que o júri procurava. A fotografia de um casal homossexual russo, a grande vencedora, é a primeira de 16 imagens de uma seleção onde há Messi desolado, migrantes em condições indignas no Mediterrâneo, a aflição do ébola, mistérios afins e etc - são os contrastes do mundo.

Vamos falar de sexo. Seis portugueses revelam tudo o que lhes dá prazer na cama

Neste primeiro episódio de uma série que vai durar sete semanas, seis entrevistados falam abertamente sobre aquilo que lhes dá mais satisfação na intimidade. Sexo em grupo, sexo na gravidez, prazer sem orgasmo e melhor sexo após a menopausa são alguns dos temas referidos nos testemunhos desta semana. O psiquiatra Francisco Allen Gomes explica ainda a razão de muitas mulheres fingirem o orgasmo. O Expresso e a SIC falaram com 33 portugueses que deram a cara e o testemunho de como são na cama. Ao longo das próximas sete semanas, contamos-lhe tudo.

Elvis. Gostamos ou não gostamos?

Ele não é consensual, mas é incontornável. Dispunha de penteado majestoso e patilha marota, aparentava olhar matador e pose atrevida. E deixou canções: umas fáceis e outras nem tanto, por vezes previsíveis e às vezes inesperadas, ora gentis ora aceleradas. E ele, Elvis, nasceu em janeiro de 1934 - há precisamente 40 anos, ao oitavo dia. Temos quatro textos sobre o artista: Nicolau Santos, Rui Gustavo, Nicolau Pais e João Cândido da Silva explicam o que apreciam, o que toleram e o que não suportam.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Desfile de vedetas

Saiba tudo sobre os modelos concorrentes ao Carro do Ano 2015/Troféu Essilor Volante de Cristal. Conheça o essencial sobre os 20 automóveis participantes nesta iniciativa, da estética, às características técnicas, do preço ao consumo. A apresentação ficará completa no dia 3 de janeiro.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Desacelerámos a realidade para observar a euforia da liberdade

Ela, Jacarandá, é algarvia. Ele, Katmandu, é espanhol. São linces e agora experimentam a responsabilidade da liberdade: foram soltos esta terça-feira numa herdade alentejana, próxima de Mértola, eles que saíram de centros de reprodução em cativeiro. Foi inédito: nunca tinha acontecido algo assim em Portugal. Estivemos lá e ensaiámos o slow motion.


Comentários 44 Comentar
ordenar por:
mais votados
Um absurdo...
Nao sei se havera engano, se por mau gosto ou por fraca qalidade do autor mas gostaria que me explicassem o que 'e que os Clash, Pink Floyd, Jimi Hendrix, Amalia etc tem a ver com a musica POP??????

Deploravel.

E "Thriller" de Michael Jackson, "Faith" de George Michael, "Kick" de INXS, Madonna, etc esses sim ICONES da pop que nao cabem nesta lista "elitist" de ouvido refinado que trata o Punk, Indie, Rock, Psicadelico, Etnico etc como POP so para ser diferente.

Mau, muito mau.

Re: Um absurdo...
Re: Um absurdo...
Re: Um absurdo...
Que racional. ..
Re: Que racional. ..
Continuação...
Re: Continuação...
Re: Continuação...
Continuação...
Re: Um absurdo...
está tudo misturado
Que merda de lista
Amália e Carlos Paredes são «pop»..?
O que é que estes gajos chamam aos Rádio Macau ou UHF?

Falta aqui.. bom.. dependendo do que se chama «pop»:
«Construção», de Chico Buarque
«Thriller», de Michael Jackson
Faltam Queen, Dire Straits, Simon & Garfunkle, Carlos Santana, Tina Turner, Bob Seger, Bruce Spingsteen...

Em vez do Ali Khan em Pris, não acham que teve mais impacto «pop» o Libertango, do Astor Piazzola.. já que falamos de Paris? Quem é «prince»? Quem é a janette jackson? Quando uma lista de musica pop não tem Michael Jackson.. bom.. pode ser que seja muito «selecta»; mas uando uma lista tem Janet jackson e não tem Michael Jackson, é a lista que é uma merda.

...
Esta colectânea é uma amostra da intemporalidade da música ... e quando é de qualidade perdura no tempo ...
Esta se torna luz que mergulha na essência ... trazendo o cristalino e tomamos consciência da verdadeira existência no tempo, numa época ... A considerar as Vossas excelentes sugestões ...

Parabéns ... Alargar o horizonte para alguns músicos e músicas que são desconhecidos ...

Re: 50 discos de música pop que toda a gente deve
Britney Spears?! WTF?! O Thriller do Michael Jackson que é considerado por muitos o melhor album pop de sempre e foi também o álbum mais vendido de sempre, não aparece sequer nesta lista. Britney Spears?! Pelo amor da santa... Já agora a Lady Gaga, a Rhianna ou o Tony Carreira...
E desde quando é que musica étnica, fado, prog rock, punk e rock psicadélico são pop?
Mas pronto, estas listas valem o que valem.
Britney Spears
Viro e reviro...
???
Realmente, a falha do Thriller, quase exactamente 30 anos depois do seu lançamento, é imperdoável...
E os outros comentadores têm igualmente razão, porque há muito álbum aqui listado que nada tem a ver com a POP.
listas, cada uma faz a sua
Se a lista de Jazz podia estar incompleta, está é descabida.
Em relação aos Pink Floyd, nunca foram uma banda pop, e se têm algum disco que se aproxima disso é o The Wall (apesar do tom de ópera épica tem elementos pop) e nunca o Dark Side of The Moon (muito mais progressivo e experimental).
Carlos Paredes e Amália Rodrigues não são POP. Ponto.
Se estamos a meter álbuns de rock numa lista de pop (o que não me choca nada) porque não uns Nirvana ou Pearl Jam que marcaram uma geração e uma inversão na música moderna.
Não estando aqui fico à espera da lista do Rock.
Re: listas, cada uma faz a sua
Re: listas, cada uma faz a sua
Re: 50 discos de música pop que toda a gente deve
Para além da já mencionada confusão entre Rock, Pop, Prog e Fado (!), se estamos a falar de POP exclusivamente como podemos omitir Michael Jakson, o rei da dita e autor do album mais vendido de sempre?

E já agora os ícones do anos 80, sem dúvida a década rainha do POP: Smiths, Duran Duran, Frankie Goes to Holywood (só para mencionar alguns)?

E Captain BeefHeart? Para além de ser Prog extremo, já tentaram ouvir esse album de fio a pavio? Para isso mais valia porem o original e principal influenciador, Frank Zappa.

Bem sei que isto é tudo relativo e blah blah mas ao menos cinjam-se à categoria POP que é isso a que se propuseram.
Re: 50 discos de música pop que toda a gente deve
A definição de música pop
é um exercício um pouco complicado...Acho que neste gráfico vem mais no sentido de Popular e, assim, pode abarcar vários estilos musicais.

Não estando a ser imparcial, espanta-me não estar referido o primeiro álbum dos The Doors... Se aparece o Revolver dos Beatles ou Velvet Underground, os The Doors seriam presença obrigatória, mas enfim, trata-se de gostos pessoais.
No entanto, gostei da inclusão do Beggars Banquet dos Rolling Stones, quando, normalmente se fala mais do Exile ou do Let it Bleed.
Re: A definição de música pop
Re: A definição de música pop
Re: A definição de música pop
:)
Britney sprears...? voces andaram a sacar imagens do google feitos idiotas a ver a mais bonita...Nirvana entre milhentos nomes não há.....deixem-se de merdas o povo agradece...
Que lista da trêta...
Britney
Esclareçam o critério
Os autores têm que esclarecer o que é que entedem por Pop, porque é evidente que estão a seguir um critério completamente diferente daquilo que estávamos à espera. Estes tops são frequentemente criticado também por isso, pela falta de transparência.
Patético
Patética lista. Cheguei a pensar que era uma brincadeira de mau gosto. As ausências de Zeca Afonso e de Fausto em detrimento de alguns pesos pesados da música brasileira (ah, e também da Britney Spears) são um retrato fiel das nossas "elites" culturais. O resto nem comento, é demasiado mau.
Listas parvas, desnecessárias e inúteis
Fazer estas listas é uma tarefa tão estúpida quanto impossível, pois corre-se sempre o risco de deixar para trás um nome incontornável. Nesta lista são inúmeros os nomes que lhe faltam... já agora acrescento mais um THE SMITHS...
???
Stevie Wonder, Frank Zappa, Led Zeppelin, Nirvana, Johnny Cash, Bob Marley, Queen, Michael Jackson, e outros tantos.
Deixem de ser elitistas e enganar o público com referências que de pop nada tem. Pseudo-intelectuais da treta!!!
Electric Church Music
Foi assim intitulado o primeiro concerto de Hendrix na Suécia.
Ian Gillan, na sua estreia, foi apresentado como vocalista de uma nova banda pop, no Royal Albert Hall.

Lendo o forum, dá ideia que quem aqui escreve percebe mais de música que os próprios músicos. Mas provavelmente é por abusarem do tabaco.
estas listas valem o que valem...
mas porquê a britney e não os New Order (que foram muito mais relevantes para a pop electronica)? e os depeche mode e os smith são menos importantes que os the national (e eu gosto muito dos the national)
tenho duvidas sobre a classificação do Paredes, Amalia, Piazzola e Glen Branca como musica pop, apesar de compreender o que o Durruti Blak diz em relação à musica erudita vs musica pop. (mesmo assim como classificariamos Haendel que não passa de um compositor de musica de dança palaciana? :-) mas se incluimos a world music (paredes etc) e a musica experimental (g. branca) no conceito da pop porque não o jazz?
chhhiu...
Comentários 44 Comentar

Últimas

Receba a nova Newsletter
Ver Exemplo

Pub