Anterior
50 discos de música jazz que toda a gente deve ouvir
Seguinte
Ana Moura apresenta "Desfado" em dose dupla
Página Inicial   >  Cultura  >  Música  >   50 discos de música pop que toda a gente deve ouvir

50 discos de música pop que toda a gente deve ouvir

Meia centena de álbuns de música pop que os leitores devem conhecer, selecionados pelos críticos de música do Expresso.
|

Após uma longa consideração sobre o conjunto de discos comercializados desde o início do século XX, os críticos de música do Expresso escolheram 50 de música pop cuja audição recomendam aos leitores. Recuperando o cânone ou apostando na surpresa, aqui estão alguns dos mais importantes álbuns da História e alguns dos melhores jamais editados, mas não todos. Apenas 50 opções de excelência cuja escuta irá enriquecer culturalmente quem lhes dedicar a sua atenção.

Uma lista jeitosa para recortar e trazer na carteira ou para servir de rol para o Natal.


Veja a fotogaleria:


Opinião


Multimédia

Cheesecake com manjericão e doce de tomate

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 44 Comentar
ordenar por:
mais votados
Um absurdo...
Nao sei se havera engano, se por mau gosto ou por fraca qalidade do autor mas gostaria que me explicassem o que 'e que os Clash, Pink Floyd, Jimi Hendrix, Amalia etc tem a ver com a musica POP??????

Deploravel.

E "Thriller" de Michael Jackson, "Faith" de George Michael, "Kick" de INXS, Madonna, etc esses sim ICONES da pop que nao cabem nesta lista "elitist" de ouvido refinado que trata o Punk, Indie, Rock, Psicadelico, Etnico etc como POP so para ser diferente.

Mau, muito mau.

Re: Um absurdo...
Re: Um absurdo...
Re: Um absurdo...
Que racional. ..
Re: Que racional. ..
Continuação...
Re: Continuação...
Re: Continuação...
Continuação...
Re: Um absurdo...
está tudo misturado
Que merda de lista
Amália e Carlos Paredes são «pop»..?
O que é que estes gajos chamam aos Rádio Macau ou UHF?

Falta aqui.. bom.. dependendo do que se chama «pop»:
«Construção», de Chico Buarque
«Thriller», de Michael Jackson
Faltam Queen, Dire Straits, Simon & Garfunkle, Carlos Santana, Tina Turner, Bob Seger, Bruce Spingsteen...

Em vez do Ali Khan em Pris, não acham que teve mais impacto «pop» o Libertango, do Astor Piazzola.. já que falamos de Paris? Quem é «prince»? Quem é a janette jackson? Quando uma lista de musica pop não tem Michael Jackson.. bom.. pode ser que seja muito «selecta»; mas uando uma lista tem Janet jackson e não tem Michael Jackson, é a lista que é uma merda.

...
Esta colectânea é uma amostra da intemporalidade da música ... e quando é de qualidade perdura no tempo ...
Esta se torna luz que mergulha na essência ... trazendo o cristalino e tomamos consciência da verdadeira existência no tempo, numa época ... A considerar as Vossas excelentes sugestões ...

Parabéns ... Alargar o horizonte para alguns músicos e músicas que são desconhecidos ...

Re: 50 discos de música pop que toda a gente deve
Britney Spears?! WTF?! O Thriller do Michael Jackson que é considerado por muitos o melhor album pop de sempre e foi também o álbum mais vendido de sempre, não aparece sequer nesta lista. Britney Spears?! Pelo amor da santa... Já agora a Lady Gaga, a Rhianna ou o Tony Carreira...
E desde quando é que musica étnica, fado, prog rock, punk e rock psicadélico são pop?
Mas pronto, estas listas valem o que valem.
Britney Spears
Viro e reviro...
???
Realmente, a falha do Thriller, quase exactamente 30 anos depois do seu lançamento, é imperdoável...
E os outros comentadores têm igualmente razão, porque há muito álbum aqui listado que nada tem a ver com a POP.
listas, cada uma faz a sua
Se a lista de Jazz podia estar incompleta, está é descabida.
Em relação aos Pink Floyd, nunca foram uma banda pop, e se têm algum disco que se aproxima disso é o The Wall (apesar do tom de ópera épica tem elementos pop) e nunca o Dark Side of The Moon (muito mais progressivo e experimental).
Carlos Paredes e Amália Rodrigues não são POP. Ponto.
Se estamos a meter álbuns de rock numa lista de pop (o que não me choca nada) porque não uns Nirvana ou Pearl Jam que marcaram uma geração e uma inversão na música moderna.
Não estando aqui fico à espera da lista do Rock.
Re: listas, cada uma faz a sua
Re: listas, cada uma faz a sua
Re: 50 discos de música pop que toda a gente deve
Para além da já mencionada confusão entre Rock, Pop, Prog e Fado (!), se estamos a falar de POP exclusivamente como podemos omitir Michael Jakson, o rei da dita e autor do album mais vendido de sempre?

E já agora os ícones do anos 80, sem dúvida a década rainha do POP: Smiths, Duran Duran, Frankie Goes to Holywood (só para mencionar alguns)?

E Captain BeefHeart? Para além de ser Prog extremo, já tentaram ouvir esse album de fio a pavio? Para isso mais valia porem o original e principal influenciador, Frank Zappa.

Bem sei que isto é tudo relativo e blah blah mas ao menos cinjam-se à categoria POP que é isso a que se propuseram.
Re: 50 discos de música pop que toda a gente deve
A definição de música pop
é um exercício um pouco complicado...Acho que neste gráfico vem mais no sentido de Popular e, assim, pode abarcar vários estilos musicais.

Não estando a ser imparcial, espanta-me não estar referido o primeiro álbum dos The Doors... Se aparece o Revolver dos Beatles ou Velvet Underground, os The Doors seriam presença obrigatória, mas enfim, trata-se de gostos pessoais.
No entanto, gostei da inclusão do Beggars Banquet dos Rolling Stones, quando, normalmente se fala mais do Exile ou do Let it Bleed.
Re: A definição de música pop
Re: A definição de música pop
Re: A definição de música pop
:)
Britney sprears...? voces andaram a sacar imagens do google feitos idiotas a ver a mais bonita...Nirvana entre milhentos nomes não há.....deixem-se de merdas o povo agradece...
Que lista da trêta...
Britney
Esclareçam o critério
Os autores têm que esclarecer o que é que entedem por Pop, porque é evidente que estão a seguir um critério completamente diferente daquilo que estávamos à espera. Estes tops são frequentemente criticado também por isso, pela falta de transparência.
Patético
Patética lista. Cheguei a pensar que era uma brincadeira de mau gosto. As ausências de Zeca Afonso e de Fausto em detrimento de alguns pesos pesados da música brasileira (ah, e também da Britney Spears) são um retrato fiel das nossas "elites" culturais. O resto nem comento, é demasiado mau.
Listas parvas, desnecessárias e inúteis
Fazer estas listas é uma tarefa tão estúpida quanto impossível, pois corre-se sempre o risco de deixar para trás um nome incontornável. Nesta lista são inúmeros os nomes que lhe faltam... já agora acrescento mais um THE SMITHS...
???
Stevie Wonder, Frank Zappa, Led Zeppelin, Nirvana, Johnny Cash, Bob Marley, Queen, Michael Jackson, e outros tantos.
Deixem de ser elitistas e enganar o público com referências que de pop nada tem. Pseudo-intelectuais da treta!!!
Electric Church Music
Foi assim intitulado o primeiro concerto de Hendrix na Suécia.
Ian Gillan, na sua estreia, foi apresentado como vocalista de uma nova banda pop, no Royal Albert Hall.

Lendo o forum, dá ideia que quem aqui escreve percebe mais de música que os próprios músicos. Mas provavelmente é por abusarem do tabaco.
estas listas valem o que valem...
mas porquê a britney e não os New Order (que foram muito mais relevantes para a pop electronica)? e os depeche mode e os smith são menos importantes que os the national (e eu gosto muito dos the national)
tenho duvidas sobre a classificação do Paredes, Amalia, Piazzola e Glen Branca como musica pop, apesar de compreender o que o Durruti Blak diz em relação à musica erudita vs musica pop. (mesmo assim como classificariamos Haendel que não passa de um compositor de musica de dança palaciana? :-) mas se incluimos a world music (paredes etc) e a musica experimental (g. branca) no conceito da pop porque não o jazz?
chhhiu...
Comentários 44 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub