Anterior
2. Um homem consegue perceber se a mulher está a fingir o orgasmo?
Seguinte
4. Comer cenouras melhora a visão?
Página Inicial   >  Dossiês  >  Dossiês Tecnologia e Ciência  >  Ciência com humor  >   3. As máquinas de abdominais são a melhor forma de tornar os músculos fortes?

3. As máquinas de abdominais são a melhor forma de tornar os músculos fortes?

|
Não tome banho em dias de tempestade
O jornalista Anahad O'Connor, do 'The New York Times', reuniu num livro com um título bem humorado as respostas científicas às perguntas que todos nós fazemos sobre a saúde e o mundo que nos rodeia. E desfaz muitos dos mitos que andam na nossa cabeça desde a infância.

Clique para ler Ciência com humor , onde, até dia 30 de Janeiro, publicaremos a resposta a uma pergunta. Aproveite e deixe a sua opinião.

3. As máquinas de abdominais são a melhor forma de tornar os músculos fortes?


Formar músculos é simples. Se ouvir todos os vendedores que aparecem na publicidade, a melhor forma de queimar gordura à volta da cintura é suar e grunhir numa daquelas máquinas de abdominais que eles impingem. Há a ideia generalizada de que se pode emagrecer zonas específicas do corpo fazendo certos exercícios.

Há muitas pessoas que parecem acreditar nisso, mas a verdade é que, não falando na lipoaspiração, reduzir gorduras localmente é impossível. Quando ganhamos peso, acrescentamos gordura a certas secções dos nossos corpos antes de a acrescentar noutro lado, e o sítio para onde ela vai é determinado pelo género e pela genética.

Tipicamente, as mulheres ganham peso primeiro em volta das ancas e das coxas, enquanto os homens têm mais probabilidade de armazenar gordura em volta das secções médias, dando-lhes aquela aparência de pneu velho. O que acontece é que quando ganhamos alguns quilos, o peso dessas zonas é, em geral, o último a perder-se.

Também ajuda ter em mente que a maior parte dos exercícios abdominais irá fortalecer os músculos, mas têm pouco impacte nos depósitos de gordura que os recobrem. Tal como fazer elevações laterais das pernas não irá desfazer a gordura das ancas, fazer apenas exercícios abdominais não irá queimar a gordura em volta da cintura.

O melhor regime para uma cintura definida não implica apenas exercício abdominal. O melhor será combinar dieta e muito exercício cardiovascular - para diminuir toda a linha de gordura do corpo - com os vulgares exercícios de abdominais.

Então, e todos aqueles aparelhos caros anunciados na televisão? Um estudo de 2004 feito por uma equipa de investigadores da Kansas State University (EUA) descobriu que provavelmente não estão a obter os resultados que queriam.

Na experiência, um grupo de 23 rapazes e raparigas, estudantes universitários, fizeram exercícios com vários aparelhos - incluindo os populares "rollers" e "sliders" - ao mesmo tempo que vários eléctrodos mediam o estímulo dos seus músculos abdominais. Os eléctrodos mostravam que em média os vários produtos não produziam maior actividade muscular do que os abdominais básicos tradicionais.

Com efeito, dois dos aparelhos, o "ab slide" e um tipo de bola suíça chamada "FitBall", provocavam mais actividade nos flexores da anca do que na barriga, uma coisa a que os investigadores chamaram "uma característica indesejável dos exercícios abdominais". Simples - e grátis -, as flexões abdominais deviam chegar muito bem, depois de uns minutos na passadeira rolante, claro.

Um repórter de ciência e saúde

Anahad O'Connor, de 27 anos de idade, nasceu e vive em Nova Iorque, licenciou-se em psicologia pela Universidade de Yale e é repórter do The New York Times desde 2003, cobrindo nomeadamente as áreas da ciência e da saúde. Tem ainda uma coluna semanal no mesmo jornal, a "Really?", que sai à terça-feira na secção Science Times. Quem quiser pode pôr-lhe qualquer questão sobre saúde. Basta enviar um mail para sctimes@nytimes.com e esperar pela resposta. O próprio repórter faz um apelo aos leitores do seu livro para lhe enviarem "uma pergunta persistente sobre saúde que tem andado a incomodá-lo e que gostaria de ver respondida".


Opinião


Multimédia

Cheesecake com manjericão e doce de tomate

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 6 Comentar
ordenar por:
mais votados
As máquinas de abdominais são excelentes !!!


Uso ha varios anos e reduzi não só a barriga como imensa celulite nas ancas.
Comigo tb, tenho os bips bem mais firmes.
Um pouco de ginásio, mas...
A melhor máquina de abdominais é não ser sedentário.
A melhor máquina é...
A melhor máquina é...aliviar o funcionamento da máquina do aparelho digestivo.
Se não houver cuidado com o que se como e o que se bebe (ai a cervejinha...) não há máquinas de abdominais que nos valham.
É evidente que os exercícios abdominais ( e a outros músculos) e mais de meia hora de corrida, 4 ou 5 vezes por semana ajudam muito.
Mas se não houver disciplina na alimentação todo o esforço físico poderá ser insuficiente e levar ao desânimo por falta dos resultados desejados.
Não aconselho muito, tentei, resulto mas


Drenagem Linfática é o ideal.
Vias energéticas
A redução de massa adiposa deve-se à correcta solicitação do sistema energético. Os exercícios com máquinas de musculação ou pesos livres servem para o uso do trabalho muscular que muitas das vezes (depende do tipo de trabalho realizado) não usa a gordura (energia armazenada) como fonte energética.
Comentários 6 Comentar

Últimas

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Últimas


Pub