16/05/2012 atualizado às 22:40
Página Inicial » Blogues » Daniel Oliveira: Antes pelo contrário » Governo desistiu do País e quer que os portugueses façam o mesmo

Governo desistiu do País e quer que os portugueses façam o mesmo

Daniel Oliveira (www.expresso.pt)
8:00 Quarta feira, 2 de novembro de 2011

Mesmo tendo, como deve ter, um posicionamento político e ideológico determinado, um colunista deve usar da boa fé e da racionalidade para analisar o comportamento de um governo. Concentrar-se nos propósitos de cada medida e nas suas consequências. E partir do princípio de quem toma as decisões está genuinamente convencido que elas são as melhores possíveis para o País. E explicar, quando seja essa a sua opinião, que ou os objetivos estão errados ou as suas consequências serão diferentes do que se espera.

Duas exceções a esta linha de conduta: quando os governantes são corruptos ou imbecis. As motivações dos primeiros não merecem respeito, o sentido de cada decisão tomada dos segundos é inexistente. Neste caso, o trabalho de quem faz análise política, sobretudo quando é ideologicamente empenhado, fica muito mais desinteressante. Para a corrupção não há qualquer resposta a não ser a indignação. Para a imbecilidade não há qualquer reação possível para além de um suspiro e um encolher de ombros.

Como sou obrigado a partir do princípio de que, até prova em contrário, este governo não se move pela corrupção, tenho de concluir que somos dirigidos por idiotas. Porque nenhuma explicação racional pode ser dada ao discurso que o secretário de Estado da Juventude e do Desporto fez em São Paulo. Perante a crise, tem um conselho a dar aos jovens portugueses: que emigrem. "Se estamos no desemprego, temos de sair da zona de conforto e ir para além das nossas fronteiras", disse. Porque, afirmou, voltará´do estrangeiro melhor profissional. Se alguma vez voltar, claro está.

Um pai pode, com tristeza, dizer isto a um filho. Um cidadão pode dar este conselho a um amigo. Mas um governante não pode dizer isto a um jovem. Porque é algum pecado emigrar? Claro que não. Porque, para além do governante assumir a sua própria derrota logo à partida, está a prejudicar o País. A emigração, sendo em geral positiva para os países de acolhimento, é, também em geral, péssima para os países em dificuldades. Sobretudo quando essa emigração é de jovens quadros. O País perde, nesses momentos, os mais competentes, os mais preparados e, já agora, aqueles em quem investiu recursos para garantir o seu futuro. É como uma empresa dizer aos seus melhores profissionais, que andou a formar durante anos, para irem trabalhar para outro lado. O que concluímos? Que a empresa vai fechar as portas. Acontece que, ao contrário das empresas, os países continuam por piores que sejam os que o dirigem.

O problema deste governo é que, sabendo que não tem qualquer saída para esta crise, optou pelo "niilismo" político. O derrotismo e a desistência é a única coisa que tem para oferecer aos cidadãos. Quando o primeiro-ministro diz que o País tem de empobrecer e um secretário de Estado manda os seus jovens ir embora só podemos tirar uma conclusão: que não só são inúteis como têm plena consciência disso mesmo. E se sabem que são inúteis, deem lugar a outros. Em vez de irem embora os jovens, vão aqueles que nada querem fazer por eles. Talvez noutro lado qualquer aprendam qualquer coisa. E, mesmo assim, não fazemos questão que regressem.

Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Depressões
moncarapacho (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 8:38 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
Não sei se os países podem apanhar depressões, como as pessoas.
  Sei que as perspectivas que os burocratas de pastinha nos oferecem, viver pobremente, em austeridade permanente, durante vários anos, sem esperança de de prosperidade, são a depressão personificada.
Claro que cabe ao Governo pintar a situação de cores suaves, mas, a alguns, puxa-lhe a boca para a verdade.

Tudo isto resulta do modo como foi encarada a entrada na CEE. Foi vista como uma árvore das patacas, que era preciso sacudir até cair o último tostão.
  Milhões gastos em obras de fachada, Centro Cultural, Expo 98, estádios de futebol, o monumental roubo das formações profissionais, novas oportunidades,gente que recebeu pelo abate da mesma vaca várias vezes e nunca houve o cuidado de preparar o povo para a produtividade, para o trabalho sério, nas escolas e nas universidades, algumas delas inventadas para ganhar dinheiro e dar canudos contra pagamento ou influências.

É fácil culpabilizar a classe política, mas, no fundo, eles agiram com o oportunismo nacional, e muitos cidadãos, em circunstâncias idênticas teriam feiro o mesmo.
 
 Regras da comunidade
    Re: Depressões    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 10:07 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
    Sócrates:800 mil desempregados    Ver comentário
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 17:03 | Sexta feira, 4 de novembro de 2011
    Re: Sócrates:800 mil desempregados    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 18:18 | Sexta feira, 4 de novembro de 2011
    Re: Depressões    Ver comentário
Marco de Salvaterra (seguir utilizador), 2 pontos , 11:37 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
    Re: Depressões    Ver comentário
Com todas as letras (seguir utilizador), 1 ponto , 10:29 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
    Re: Depressões    Ver comentário
LulaeoCara (seguir utilizador), 1 ponto , 6:06 | Quinta feira, 3 de novembro de 2011
DO
caprylm56 (seguir utilizador), 2 pontos , 9:01 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
Concordo consigo em relação há declaração deste ministro, um perfeito idiota.
Mas convém relembrar que este estado em que se encontra o país se deve a maus políticos que temos tido ao longo desta pseudo-democracia onde impera a impunidade, e se deu largas há corrupção e criminalidade.
 
 Regras da comunidade
Derrotismo total
Vera Santorini (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 9:06 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
Provavelmente se fosse Socrates a estimular os jovens a partirem para o estrangeiro ( MIT e afins)para se valorizarem ,viria dizer que era uma atitude sensata e honesta e que mesmo no meio da crise devem partir para preparar o futuro .Claro que é triste ver os jovens abalarem do seu país e tem sido sempre assim . Os Portugueses sempre emigraram em busca de uma vida melhor :jovens, menos jovens, licenciados ou não e não foi preciso ninguém os estimular para isso. Sejamos realistas.
É pena que o Daniel não entenda que não vale a pena bater mais no ceguinho. Já todos sabemos que a sua cruzada é mandar abaixo o governo mas diga-me: onde estão as alternativas? Toda a gente de esquerda está esperançada e com os olhos postos em Louçã e no PCP -- para que apresentem propostas para a resolução da crise sem cortar nos beneficios e gastando da mesma maneira. Mas ninguém vislumbra nada. Só dizem mal, minam toda a esperança , só para destruir. Que esquerda é esta que se tornou só um poço de má lingua?
 
 Regras da comunidade
    Re: Derrotismo total    Ver comentário
ceticus (seguir utilizador), 1 ponto , 9:34 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
    Re: Derrotismo total    Ver comentário
Jorge Espada (seguir utilizador), 1 ponto , 18:33 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
Governo desistiu do País
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 9:19 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
Já aqui tinha referido o problema, da argolada que o Secretário da Juventude tinha deixado escapar daquela boca. Já estava admirado como nenhum jornalista ou colunista ainda não se tinha referido ao caso. Por isso dou os parabéns ao autor do texto. Provavelmente não sabe esse Secretário o que aconteceu às aldeias com esse mesmo pensamento, que já vem dos tempos de Cavaco. Diz o povo que numa qualquer um cai, mas mais do que isso só por burrice. Ainda há dias um investigador e professor universitário referia o problema, dizendo que este governo não tem visão de futuro e elogiava Sócrates comparando-o ao Marquês de Pombal. Na verdade recordo uma frase proferida por ele em plena crise. Por vezes sinto que sou o único a puxar por este País. Pessoalmente depois da vendadada do BPN até sinto calafrios quando se fala em privatizações, pois se bem me parece vamos assistir à maior fraude de que há memoria em Portugal e desta vez tudo legal.

http://paginaglobal.blogs...

http://www.youtube.com/wa...

http://www.youtube.com/wa...
 
 Regras da comunidade
    Vara,sócio de Sócrates    Ver comentário
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 15:01 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
    Re: Vara,sócio de Sócrates    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 17:32 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
    Sócrates ,Correio da Manhã ,sábado    Ver comentário
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 17:05 | Sexta feira, 4 de novembro de 2011
    Re: Sócrates ,Correio da Manhã ,sábado    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 18:20 | Sexta feira, 4 de novembro de 2011
Louçã chama Sócrates?
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 9:37 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
É a interpretação para esta crónica de DO.Mas felizmente o POvo não quer este "socialista" mais no poder,enquanto se lembrar da bancarrota a que conduziu o País, ao fim de 6 anos.
 
 Regras da comunidade
    Re: Louçã chama Sócrates?    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 10:17 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
    Sócrates nunca mais:acabou com o PS    Ver comentário
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 11:14 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
    Re: Louçã chama Sócrates?    Ver comentário
LIBERTO (seguir utilizador), 1 ponto , 9:30 | Sexta feira, 4 de novembro de 2011
    Re: Louçã chama Sócrates?    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 10:26 | Sexta feira, 4 de novembro de 2011
    Louçã chama Sócrates?Já não vem a tempo    Ver comentário
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 17:02 | Sexta feira, 4 de novembro de 2011
    Re: Louçã chama Sócrates?Já não vem a tempo    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 18:14 | Sexta feira, 4 de novembro de 2011
NÃO SE PODE ESQUECER ... QUEM "ENTERROU" O PAÍS ..
CENSURADO SARL (seguir utilizador), 2 pontos , 9:51 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
Se fosse possível extinguir a incompetência e a inutilidade antes destas serem demonstradas ... Sócrates nunca tinha sido 1º Ministro ... e Passos só o é ... graças a Sócrates ...

 
 Regras da comunidade
    Re: NÃO SE PODE ESQUECER ... QUEM    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 10:13 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
    Re: NÃO SE PODE ESQUECER ... QUEM    Ver comentário
CENSURADO SARL (seguir utilizador), 2 pontos , 10:38 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
    Re: NÃO SE PODE ESQUECER ... QUEM    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 12:03 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
    Re: NÃO SE PODE ESQUECER ... QUEM    Ver comentário
CENSURADO SARL (seguir utilizador), 2 pontos , 13:12 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
    Re: NÃO SE PODE ESQUECER ... QUEM    Ver comentário
lusofora (seguir utilizador), 1 ponto , 21:25 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
    Escândalo Sócrates,sábado,Correio da Manhã    Ver comentário
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 17:06 | Sexta feira, 4 de novembro de 2011
    Re: Escândalo Sócrates,sábado,Correio da Manhã    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 18:22 | Sexta feira, 4 de novembro de 2011
    Senhor Toni, por favor..    Ver comentário
Malu11 (seguir utilizador), 1 ponto , 10:39 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
    Re: Senhor Toni, por favor..    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 12:05 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
    Face oculta:julgamento vai começar em Aveiro    Ver comentário
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 16:52 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
    Re: Face oculta:julgamento vai começar em Aveiro    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 20:58 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
    Vara e Sócrates em Aveiro:a burla oficial    Ver comentário
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 17:09 | Sexta feira, 4 de novembro de 2011
    Re: Face oculta:julgamento vai começar em Aveiro    Ver comentário
Jorge Espada (seguir utilizador), 1 ponto , 18:48 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
    Re: Senhor Toni, por favor..    Ver comentário
Jorge Espada (seguir utilizador), 1 ponto , 18:43 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
    Re: NÃO SE PODE ESQUECER ... QUEM    Ver comentário
ah_sim_compreendo (seguir utilizador), 1 ponto , 20:06 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
Só os incompetentes desistem!
Runaldinho (seguir utilizador), 2 pontos , 12:12 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
" É como uma empresa dizer aos seus melhores profissionais, que andou a formar durante anos, para irem trabalhar para outro lado. O que concluímos? Que a empresa vai fechar as portas. Acontece que, ao contrário das empresas, os países continuam por piores que sejam os que o dirigem."

Há uma diferença entre as empresas e o País que somos.
Numa empresa digna desse nome, provavelmente nenhum dos políticos que por cá andou nos governos pós 25 de Abril, teria lugar. Ou pelo menos o destaque e protagonismo que tiveram!
Estou a falar de empresas, não estou a falar de heranças, da EDP, TAP, GALP, Motas e Comp.ª, SONAE's, etc...tudo farinha do mesmo saco onde se prostituem lugares, e onde o monopólio escamoteia a incompetência dos seus quadros superiores.
Numa empresa que se preze de o ser, a porcaria vai para adubo se for orgãnico e para reciclar ou incinerar ser for químico industrial
Numa empresa, só os incompetentes desistem! Por isso são despedidos!

 
 Regras da comunidade
    Re: Só os incompetentes desistem!    Ver comentário
mucki (seguir utilizador), 1 ponto , 9:45 | Quarta feira, 9 de novembro de 2011
Desistiram, não...desistimos!
kcorreia (seguir utilizador), 2 pontos , 13:09 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011


Ó DO, "derrotismo e desistência" está no facto da Esquerda não se ter unido,o PCP e o BE, quiseram o PPC a governar, sabiam perfeitamente o que aí vinha...

A Esquerda desistiu tanto do País como este Governo, agora queixam de quê?

 
 Regras da comunidade
Li esta frase no VOX...
Marco de Salvaterra (seguir utilizador), 2 pontos , 16:08 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
... vejam lá se não é uma delícia:

«tudo muda

Antigamente os cartazes nas ruas, com rostos de criminosos, ofereciam recompensas... hoje em dia pedem votos.»
 
 Regras da comunidade
Re: Governo desistiu do País e quer que os portug
Manuel Jacinto111 (seguir utilizador), 1 ponto , 9:52 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
Foi dos eventos mais traumaticos ter de sair do pais, sai em Novembro de 2005. Quero voltar e estes palermas dizem que ainda tenho de ficar aqui mais tempo...

Acabem com os paraisos fiscais, a Irlanda capta empresas multinacionais com o incentivo de baixo imposto, a grande maioria destes trabalhos nao sao para os irlandeses embora beneficiem (efeito trickle down :) ) 80% ou mais das pessoas que trabalham nos Operation Centre sao de paises estrangeiros, Europa, Africa e Medio Oriente, ha alguma razao alem de dinheiro para que eu nao possa estar a fazer o meu trabalho em Portugal?????
 
 Regras da comunidade
    Re: Governo desistiu do País e quer que os portug    Ver comentário
Nuno de Santarém (seguir utilizador), 1 ponto , 15:59 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
    Re: Governo desistiu do País e quer que os portug    Ver comentário
Manuel Jacinto111 (seguir utilizador), 1 ponto , 16:51 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
são os inteligentes no poder
quimvaranda (seguir utilizador), 1 ponto , 10:11 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
Concordo com o Daniel.
Andamos a gastar milhões na formação de jovens para depois irem trabalhar para os outros...bem ficamos com a malta dos CEF e dos profissionais...Inteligentes chegam os que nos governam, os jotinhas, a malta que andou anos a colar cartazes à espera do momento. É triste ver este pais governado por uma cambada de garotos oportunistas e desejosos de poder.
 
 Regras da comunidade
evidência
Jolitras (seguir utilizador), 1 ponto , 10:21 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
para mim esta declaração, de tão evidente torna-se inofensiva e inócua. Dito por governante, filho, pai, companheiro, amigo... o que quer que seja.. rendam-se a eidências, arranjem soluções e não discutam mais o sexo dos anjos!!

http://barbarraridades.bl...
 
 Regras da comunidade
Santa hipocrisia
LPCM (seguir utilizador), 1 ponto , 10:29 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
Tenho 26 anos e se um amigo meu me diz que vai emigrar, eu disse, fazes bem pá, se não arranjas cá o que queres vai
No meu emprego, às vezes vê-se o pessoal a dizer que se calhar vão agarrar uma oportunidade no estrangeiro. E o que é que nós dizemos? Fazes bem, se não arranjas cá o que queres vai
Se um governante diz o que todas as pessoas dizem é o que? É um imbecil, claro! Tem que mentir, tem que dizer aos jovens que o futuro é promissor em Portugal, que o país está a crescer, que está a absorver os jovens que saem da faculdade? Ganhem juízo pá
 
 Regras da comunidade
    Re: Santa hipocrisia    Ver comentário
Malu11 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:25 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
Se não sabem o que fazer.. porque se candidataram?
Spitzer (seguir utilizador), 1 ponto , 10:43 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
Se eles não sabiam «o que fazer» porque é que se candidataram? Se era para desistir de governar, porque insistiram nas eleições?

Era só mesmo pelo poleiro.
 
 Regras da comunidade
    Re: Se não sabem o que fazer.. porque se candidata    Ver comentário
Manuel Jacinto111 (seguir utilizador), 1 ponto , 10:46 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
    Re: Se não sabem o que fazer.. porque se candidata    Ver comentário
rucamigo (seguir utilizador), 1 ponto , 10:53 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
Emigração e crescimento
rucamigo (seguir utilizador), 1 ponto , 10:48 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
Boa crónica.
Este governo já pôs de lado qualquer plano de recuperação baseado no crescimento.
O plano de acção delineado por este governo baseia-se no corte brutal de despesa a curto prazo, a par de uma pesada carga fiscal sobre os que não podem fugir - contribuintes individuais assalariados; a espiral negativa originada por tal plano irá durar longos anos (3 anos? 5 anos?); depois vëm os custos associados aos cortes agora efectuados em saúde e educação: maiores custos do SNS por causa dos cortes na medicina preventiva; menor valor acrescentado nos productos nacionais dada a falta de mão-de-obra e técnicos qualificados.
E pior ainda, o fosso entre quem governa e quem é governado tornar-se-á ainda maior, o que prolonga (perpétua?) a posição mediocre de Portugal.
Espero que esteja errado.
 
 Regras da comunidade
    Re: Emigração e crescimento    Ver comentário
kcorreia (seguir utilizador), 2 pontos , 13:12 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
    Re: Emigração e crescimento    Ver comentário
rucamigo (seguir utilizador), 1 ponto , 13:57 | Quarta feira, 2 de novembro de 2011
    Re: Emigração e crescimento    Ver comentário
kcorreia (seguir utilizador), 2 pontos , 16:30 | Quinta feira, 3 de novembro de 2011
    Re: Emigração e crescimento    Ver comentário
rucamigo (seguir utilizador), 1 ponto , 14:28 | Sexta feira, 18 de novembro de 2011
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
Arquivo
PUB




Austeridade? Nem muita, nem pouca.
8:00 Quarta feira, 16 de maio de 2012, 55
Os sermões de Pedro e a realidade
8:00 Terça feira, 15 de maio de 2012, 81
Um rapazola a quem calhou ser primeiro-ministro
8:00 Segunda feira, 14 de maio de 2012, 184
Na vanguarda do servilismo
8:00 Sexta feira, 11 de maio de 2012, 49
Sai tão caro pagar tão pouco
8:00 Quinta feira, 10 de maio de 2012, 62
Grécia: e se houver novas eleições?
8:00 Quarta feira, 9 de maio de 2012, 25
Hollande não sejas Flanby
8:00 Terça feira, 8 de maio de 2012, 23
O tabu da saída do euro
8:00 Sexta feira, 4 de maio de 2012, 59
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
IAB
Grupo ImpresaACAP